terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

"Igreja do Desterro"


" A preservação do Património Cultural é componente de grande importância no desenvolvimento económico e social.
Num tempo em que tantas medidas e programas de combate à crise e ao desemprego são anunciadas, pena seja, que nenhuma delas se refira à Conservação e Reabilitação do Património Cultural Edificado."

Nestes programas poderiam, com certeza, ser incluídos dois monumentos que tanto caracterizam a nossa malha urbana :
Igreja do Desterro e Capela da Nossa Senhora dos Meninos,
o primeiro classificado como Imóvel de Interesse Publico o segundo em Vias de Classificação.

Ambos se encontram num deplorável estado de conservação ( chove no seu interior), passível de provocar danos irreversíveis num espólio único e num património que é de todos.

bairrodaponte@hotmail.com

42 comentários:

Anónimo disse...

Se chove capela da Sra. dos Meninos como dizem , a comissão de festas deve mandar reparar o telhado, ou só estão lá para arranjar dinheiro para os bailaricos e para a procisão de vaidades?

Anónimo disse...

Muito bem dito e já agora diga me quem são os responsaveis pela Igreja que ainda aqui á dias caiu a cruz(ou cata vento) por sorte não matou ninguem e ninguem se queixou foi isso e os quadros do Grão Vasco valiossimos que foram para restauro e nunca mais apareceram.Aquela igreja foi edificada por uma razão os "desterrados" e aonde estão?Quanto aos bailes adoro agora chamar procissão de vaidades a N. Sra Meninos até pode ter a sua razão mas só se forem aqueles ao pé do pálio.Esta festa como diz o nome a única no mundo exixte uma réplica nas Filipinas mas nada que se compare.Se a menina "carla"está a meter noutros assuntos por inveja ou mal dizer ,mas nunca da nossa padroeira.o Bairro da Ponte sempre esteve na vanguarda da religião católica romana cristã,em Lamego. Por isso não devemos fazer o termo decomparação e S. Lázaro e os Aflitos e Sr. do Cruzeiro e Sr. da Boa Passagem? quem é que está a gerir as esmolas dos seguidores?por amor de Deus ó Carla se fores Católica calate e mostra obra e vai para o Desterro(LEprosos) deus nos livre dos cães danados

Anónimo disse...

Tal como tudo na vida há coisas que caiem em desuso, e a religião e os seus templários são o seu exemplo.

Mas para que servem hoje em dia as igrejas e capelas se ninguém as frequenta e contempla?

As missas, há muito que deixaram de ser minimamente frequentadas, apenas servem para alguns idosos tenham algo que fazer;é um ritual diário meramente ocupacional e de entretenimento.

São única e exclusivamente para que o "clero" ainda se continue a governar á custa de uma fé débil e em vias de extinção.

Mas quanto á conservação e reparação isso já não é com eles (padres)...
os fiéis”, como tão humildemente lhes apelidam que o façam!

Mas a igreja não deveria zelar pelo seu património tal e qual o comerciante zela pelo seu estabelecimento comercial?

Pensem nisso... fiquem com Deus.

percurso de RVCC disse...

A este post,digo que o "São Lazaro",mais parece cavaleiro do Apocalipse, acalme-se meu "santo", você já reparou que a dona "Carla", só escreveu porque não tinha mais nada para fazer, abstenha-se a este tipo de comentarios.
Qanto ao desterro,sou eu tambem quase um "desterrado", mas a cruz, foi um raio que a partiu, dai a companhia de seguros da "dita" Igreja, não cobrir tais prejuizos.
Quanto a grão vasco, ainda me lembro deles, quando ainda era pequeno.
E não foi só o "DESTERRO", a ser roubado dessa forma.
E concordo no geral com o que o amigo Oscar disse.

Anónimo disse...

Se a junta de freguesia presta tantos serviços úteis (o ultimo foi a colocação do tubo da chaminé do fogão da acre), porque não disponibiliza um funcionário para a reparação do telhado da sra. dos meninos?

Murilovsky disse...

Só para esclarecimento, os quadros da Igreja do Desterro não são da autoria de Grão Vasco, antes fossem, contudo não deixem de ser quadros de excelente qualidade.

Já estão restaurados à quase vinte anos e estão à guarda do Museu de Lamego.
Tal, deve-se ao facto da igreja não reunir condições para os receber (se já na altura não reunia, agora muito menos). Um dos quadros, que foi para restauro, acabou por ser colocado, refiro-me ao quadro que está sob o púlpito.

Por muito que me custe, não posso deixar de concordar com alguns dos posts colocados anteriormente.

Fiquem bem

Anónimo disse...

Não sei se Igreja do desterro tem como padroeira a Nossa Senhora do Desterro, que é a padroeira daqueles que foram obrigados a deixar sua pátria, gostaria que, se alguém tiver conhecimento, me tire esta dúvida.
No que me é dado a entender, esta Igreja é mais um dos muitos monumentos, do nosso vasto e valioso património, que está votado ao abandono, o que lamentavelmente vem fazer jus ao nome; ( desterro, degredo ), que é isso que se passa com os nossos monumentos; só falta expatria-los para que não sejam um estorvo ao país.
É uma pena que assim seja.
Se isto continuar assim, também eu vou para o exílio…

Anónimo disse...

Meus caros,

Estatisticamente estou mesmo em crer que a curto prazo seremos dos países academicamente mais evoluídos do mundo ocidental; consequência da tão aclamada “novas oportunidades”que fornece “conhecimento e saber “como quem distribuí rifas para o novo sorteio do leitão ou senhas para as sandes de porco no espeto no dia do «Sr. da Pedra».

Já o nível cultural e de desenvolvimento de uma nação não é meramente estatístico, e para além da formação académica, cívica e produtiva dos seus habitantes, quantifica-se pela forma como preserva o seu património e as suas memórias.

E neste aspecto este é um exemplo claro que somos e continuaremos a ser um país atrasado e “terceiro-mundista”.

percurso de RVCC disse...

Senhor ZeZE penso ser o são PEdro o santo padroeiro da igreja do Desterro mas não tenho certeza.
Quato á resposta do Amigo"MURILOVSKY", soube bem ouvir, não tinha conhecimento disso, ainda bem que estão guardados.
Ao senhor Ferreira digo prentoriamente e desculpem o calão:
-Bocas de PUTA não chegam ao CEU, e perdoe o meu françês, mas eu sou quase um iletrado.
E por isso desculpado, mas não pense nunca que sou parvo.
e se fizesse parte de alguma estatistica por si elaborada, provavelmente já nem existia, mas admire-se ainda aqui estou, ignobil quase desterrado, mas que assino de verdade o que escrevo.
Cumprimentos da parte das novas oportunidades, mas nunca se pense melhor do que eu que é da sua parte um erro grasso

Anónimo disse...

RVCC,

Evidentemente que perdoo o seu Francês, desculpo o seu calão e é claro que nunca pensei que era parvo, bem pelo contrário.

Já errei muitas vezes e muitas foram as que também me enganei.

Quanto ao resto nunca me julguei melhor que outrem e aceito com educação ideias ou opiniões contrárias.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ainda se lembram de uma festa que fizeram nn igreja do Desterro foi há mais de trinta anos com baile e uma fogueira enorme para mim que era pequeno quem era a comissão?E actualmente nem uma missinha só para os finalistes da escola da Sé ou alguma promessa de algum fiel esquecido.O Bairro da Ponte têm um património riquissimo vasto, embora alguns pensem que isso não vale nada ,avaliem e façam o seu comemtário idonêo ,qual Òbidos qual caraçasO castelo de Lamego S. Pedro de Balsemão não devemos nós preservar ponham os olhos na quantidade de turistas que todos os anos vão por ai abaixo ver um bocado de pedra mas vêm ás centenas e o Mosteiro de Salzedas.Igual e está em ruinas é uma pena.quanto ao Sr. ferreira e os outros todos colegas do blog só lhes quero dizer que o arroz de tordos, perdizes , melros,pardais, pombos que enfardamos na Acre oferecidos pelo Carlos e confecionados pelo cozinheiro meco nem os reis têm um majar destes.E as "presas"?

Anónimo disse...

Desterrado,

A festa de que fala foi organizada Pelos amigos Júlio (das bicicletas); Srs. Roseira; Paiva e Mendes da Rua da Corredoura ; e Sr. Ricardo da rua da Calçada entre outros.

Também colaborei com esta comissão, mas eram outros tempos em que a adesão e colaboração popular a estas festividades eram uma realidade.

Já na altura travei uma luta acérrima por causa dos quadros em questão e o seu restauro, mas eram outras as prioridades, outras pessoas, outros hábitos e costumes.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Tive conhecimento que caiu mais um bocado do telhado do Campanário da Igreja do Desterro, nem quero imaginar o que lá vai por dentro....

Lamentável é existirem tantos milhões, e quase não existir um cêntimo para preservar a nossa memória e, talvez, uma das poucas riquezas de que ainda dispomos.

Lamentável, o comportamento das entidades locais, suas gentes incluídas, que nada fazem, nem sequer se dão ao trabalho de alertar as entidades nacionais que, por desculpa da distância, lhes é fácil dizer que nada sabiam, que isto chegou onde chegou.

Seria assim tão difícil para as entidades publicas e eclesiásticas, gastarem uns euros numas placas de "qualquer coisa" para protegerem das intempéries aquele e outros Monumentos?... sei que não era a solução ideal, mas pelo menos e temporariamente iria resolver o problema.

Já agora uma palavrinha à igreja (Diocese de Lamego) arranjou milhões para a Casa do Poço, (Antigo Seminário) bem como para o novo Salão Paroquial da Almacave, mas não arranja dinheiro para tratar aquilo que lhe pertence e que deve cuidar por direito. A boa verdade se diga que mesmo isso foi realizado com dinheiros públicos e à custa dos peditórios, do seu não coloca nada.

Sugeria que todos aqueles, como eu, se indignam com este tipo de coisas, que entupam as entidades publicas de email, a manifestar o seu desagrado pela forma como o Património, que é de todos, é tratado.

Aqui vão as respectivas moradas:
- www.igespar.pt – igespar@igespar.pt
- www.culturanorte.pt – geral@culturanorte.pt
- www.cm-lamego.pt – camara@cm-lamego.pt
- www.diocese-lamego.pt - www.diocese-lamego.pt/contacte-nos
- www.portaldacultura.gov.pt – infocultura@min-cultura.pt
- Comissão de Ética, Sociedade e Cultura (Assembleia da República) www.parlamento.pt/sites/COM/XLEG/12CESCposRAR/Paginas/default.aspx - Comissao.12A-CESCRAR@ar.parlamento.pt

Anónimo disse...

Voces falam muito bem , mas o que realmente me interessa é saber se o telhado da Sra. dos meninos já foi reparado.
Custa assim tanto mandar alguem trocar uma telha partida?

Anónimo disse...

Custar não custa, mas molha....

Anónimo disse...

O padroeiro da Igreja do Desterro é o São Pedro

Anónimo disse...

É verdade que a chuva molha e molha tambem um património único que se pode perder para sempre com aqui foi dito.
Contratem alguem para fazer o serviço e se não houver meios enviem o nib da conta da irmandade,que eu própria pagarei a reparação.

Anónimo disse...

Rezemos também por aqueles que seguem o Santo Padre e que são perseguidos por tal motivo por padres e bispos. Rezemos muito. Há coisas muito graves a passar-se na nossa amada Igreja.

Anónimo disse...

Os padres olham por eles e dos seus interesses. Não sabem cuidar da casa de deus, quanto mais das pessoas, ainda bem que a inquisição acabou à muito tempo.

Anónimo disse...

A culpa é dos padres mas não só, pelo o que ouvi por ai a dizer há-os pior que os padres.

Veio-me aos ouvidos que alguns membros da actual Comissão da Senhora dos Meninos, pretendem dar, de mão beijada, à Diocese a Capela. Não se esqueçam que a propriedade da mesma é da Irmandade, por isso não se metam em alhadas.

Anónimo disse...

Mas… querem dar o que?!!!

Quando tiverem essas intenções
” tão beneméritas”, que dêem o que é de sua pertença, nunca o que é de todos!

Mas era só o que faltava!!!

Anónimo disse...

Caro Oscar

partilho da mesma opinião, antes que tenham ideias o melhor é já ficarem a saber que tal nem pensar... assim desistem já.

Anónimo disse...

A capela de nossa senhora dos meninos, a nossa padroeira, não é pertença de ninguém em particular e muito menos de qualquer” comissão festeira” que prefere entregar o «ouro ao bandido» do que zelar por aquilo para que foram indigitados.

É um bem que é todos, e quando digo todos (não só a nós, actuais bairristas) mas também aos nossos pais e avôs, que tanto zelaram e conservaram este bem com toda a devoção, fé e carinho.

Em memória dos que nos deixaram este legado, quero acreditar que não passa de mera especulação ou mal entendido e seremos capazes de honrar as nossas memórias.

Anónimo disse...

Precisa se de parceiro para o torneio de sueca da acre.contacte912479109. Quanto ao telhado já lá foi alguem não muito "expert" no assunto mas está resolvido teporáriamente

Anónimo disse...

Valeu mais esta pequena acção de um homem simples que a bontade de não fazer nada, dos iletrados da região.

Anónimo disse...

Fico deveras mais tranquila, sabendo que a reparação já foi efectuada.
Contem com o meu apoio.

Anónimo disse...

Amanha já vos põde ser facultado o nib da conta da Sra. dos Meninos.agradeçemos.

Anónimo disse...

Esperamos eu e os meus pares que o meu irmão tenham uma boa viagem de regresso da Big Aplle e não tenham que aterrar no Tejo,depois de uma semana em lua de mel.Um abraço

Anónimo disse...

Tá tudo calmo por aqui, ainda bem.
Boa noite a todos.

Anónimo disse...

Caros amigos, isto é apenas uma calma aparente… não se iludam, isto é uma espécie de “paz podre” Acreditem no que eu lhes digo: -Paira sobre o Bairro da Ponte uma ameaça terrível; com estas coisas das novas oportunidades, dar um computador por pessoa, foi o mesmo que andar a distribuir Kalashnikov's. este terrorismo informático é tão devastador como a gerra que os talibans travam com o mundo ocidental. Pensa-se que o lieder de tal ameaça dá pelo nome de RVCC e que quer dizer (Reaccionário Violento Com Computador) e que nunca se sabe onde e contra quem ele vai atacar. Eu já sofri na pele as suas investidas e, pobres bairristas, o melhor é estar atento. Isto que fique entre nós, mas consta-se que ele frequenta assiduamente a taverna do bairro.
Eles andem aí !!!........

Anónimo disse...

Tem toda a razão.

Bem pior que uma Kalashnikov é a ofensa gratuita.
E atiradores furtivos, há-os muitos e bons.

É por isso que haveria de ser necessária uma licença de uso e porte de arma, para que alem se saber o seu manuseamento era necessário ter o sangue frio exigido para quem está armado.

Todos temos os meios de ofender, maltratar e aniquilar o próximo.

Temos essa arma…
Mas só alguns têm a contenção e ponderação qb, para poderem estar armados.

percurso de RVCC disse...

É este tipo de comentarios que me fazem escrever, mas qualquer terrorista mesmo que seja das palavras, precisa de refugio, e é nesse refugio que me encontro,isto como resposta ao amigo ZE ZE , quanto ao Amigo Ferreira, Ja nao espero mais do que estas mensagens,quase subliminares que qualquer miudo da quarta classe, entende.
Penso nunca ter ofendido ninguem, mas se o fiz, estão aqui apresentadas as minhas desculpas,
Quanto á unica ARMA que tenho, tenho feito uso dela neste blog:
-É toda a gente saber quem é que está a escrever estas palavras.
ASS: Paulo FREITAS

Anónimo disse...

Mas afinal o que quer dizer RVCC?

Anónimo disse...

Já temos TV na ACRE,para vermos o clássico Porto vs Benfica.Já que não podem perder os dois que empatem 3 a 3 e o Sporting ganhe.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sois todos mas é uns ganda malucos,tenham juizo.

percurso de RVCC disse...

E quanto á festa dos "desterrados" não se pode esquecer nunca, a ajuda do antigo dono da "minha" casa, o SENHOR JOãOZINHO de ARNEIRÓS, que esteve decerto envolvido na mesma.
Fica aqui como lembrança esses tambem, que já partiram mas que ainda Lembram.
Aos amigos, até amanhã!

Anónimo disse...

Amigo Paulo Freitas, espero que tenha entendido aquele meu comentário como uma brincadeira, porque foi disso que se tratou verdadeiramente, já que eu também estou no percurso RVCC e, neste caso, também eu me incluo no grupo dos que têm uma “calashnikov” não para atentar contra ninguém, mas para comunicar com os meus amigos.
Apenas um reparo, o ZEZE nada tem a ver com isto e nem sequer faço ideia quem seja.
Um abraço

Anónimo disse...

O Joãozinho de Arneirós era o antigo proprietário da sua casa?

RVCC,
Finalmente pude identificá-lo.

O seu progenitor e irmãos, são grandes amigos meus, que muito prezo.
Conheci-o ainda menino, mas sei que se fez homem apesar de muitos tumultos e adversidades.

O Joãozinho, tal como eu colaborámos (e muito) na realização dessa festa, mas não fazíamos parte da comissão criada para a mesma.

Foi uma festa única, que se realizou apenas pela boa vontade de meia dúzia de amigos que juntaram numa causa comum.

Tal como o Paulo Freitas, penso nunca o ter ofendido a si nem a ninguém, mas se os fiz… aqui estão as minhas desculpas públicas.

Também como o Freitas, assino com a graça que tanto me orgulho de possuir.

Ass: Ferreira

percurso de RVCC disse...

E fica assim sanada a questão dos desterrados, nois quais eu por vizinhança e gosto, me incluo.
Quanto ao Amigo FERREIRA, se estivesse"atento" ja tinha dado conta de quem sou, mas a sua cordialidade neste ultimo post, faz qualquer homem pensar que no fundo até é bom, conversar consigo.
Do Amigo PAULO FREITAS

percurso de RVCC disse...

Caro "OLHO", como deu conta a minha resposta era para si e não para o Amigo ZéZé

Anónimo disse...

akre feixa para vir a poblissidade aos cafes.
tipo:cafe diogo xafariz.
mas o que qerem.

Enviar um comentário