terça-feira, 10 de abril de 2012

"O Presidente da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico"



O Presidente da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) e autarca de Lamego defendeu que o poder central deve atribuir “todo o protagonismo” à reabilitação urbana, em detrimento da construção nova, e anuncia os incentivos que podem alavancar esta missão: a redução das rendas ou dos impostos sobre imóveis situados nos centros históricos.

A degradação do património edificado, a perda do património com valor arquitetónico e cultural, a alteração da vivência dos cidadãos, nomeadamente com a emergência de atos associados à criminalidade e à insegurança, o potencial de incêndios e derrocadas são fenómenos que surgem na consequência da pouca atenção dada à requalificação urbana.

Para Francisco Lopes em muitas cidades “os centros comerciais acabam por ser o substituto do jardim público, onde as pessoas vão passear nos tempos livres, o que os torna locais de confluência óbvia de muita gente e, portanto, espaços atrativos para alguns negócios".

Temos áreas enormes construídas recentemente, descaracterizadas e, ao mesmo tempo, temos os centros históricos esvaziados. Portanto, devíamos investir aí com incentivos.

Grandes ideias... e na prática?


bairrodaponte@hotmail.com

26 comentários:

Anónimo disse...

A dívida dos municípios pode ser liquidada em mais tempo. Diz o governo. No caso de Lamego mais tempo pode significar mais dívida, o Francisco Lopes e a empresa convida, são o sugadouro. Segundo o articulista, o Francisco Lopes pensa que, em muitas cidades, “os centros comerciais acabam por ser o substituto do jardim público, onde as pessoas vão passear nos tempos livres, o que os torna locais de confluência óbvia de muita gente e, portanto, espaços atrativos para alguns negócios". (O campónio XL é mesmo atrasado) ou seja, isto é conversa para boi dormir e, introdução para algo de mais macabro (restauro, do património, com ele à frente), ou seja, esta acção permite continuar o endividamento da câmara e, o Francisco Lopes continuar a transferir para os seus amigos o dinheirinho do povo, O XL já mostrou que é corrupto e vigarista. Por isso, tem que haver novas eleições e, assim, impedir que o burlão continue à frente da autarquia. o trapaceiro, que vá para a terra dele, cuidar dos cavalos.

Amaral disse...

Lamego para perdurar como símbolo de uma região tem de ser mais de uma cidade meramente monumental.

Precisa de um forte componente comercial, turístico e de mais e melhores alternativas vias de comunicação de suporte.

A ideia do presidente da APMCH é muito boa, mas melhor seria se fosse complementada com novas estruturas e novos polos de cativação de “massas”.
Porque não as chamadas grandes superfícies?

Anónimo disse...

É a mentalidade de um forasteiro que Lamego acolheu a ditar a sua lei.
Os lamecenses já devem ter dado conta que este presidente <foi simplesmente uma miragem.
Há que mudar e eleger um verdadeiro lamecense para governar os destinos da nossa autarquia.
Este está esgotado e ultrapassado.

Anónimo disse...

LAMEGO TERRA DE INVEJOSOS TEM O QUE MERECE, VOCES INTERTEM-SE A DESTRUIR UNS AOS OUTROS.

Anónimo disse...

Julgo não estar enganado se disser que o comentador das10:03 de 13 de Abril de 2012 é um indivíduo comprometido com a atual gestão autárquica, pode ser por simpatia ou ser de dependência e, se for a 2.ª hip., será difícil mudar a sua forma de pensar, olhe, talvez neste segundo caso devesse emigrar!!! Emigrar por exemplo, para um lugar onde não seja preciso pensar.

Um Mal Disposto disse...

Finalmente descobri a função do Pelouro da Ação Social, Educação e Cultura... já há muito me perguntava sobre para que servia tal Pelouro dada as "pobreza" ou quase inexistência de actividades, pelo menos conhecidas, tendo já passado mais de metade do mandato.

O Mistério fico esclarecido: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS... Diga-se de muita fraca qualidade pois é disso que se trata esta denominada III Montra de Oportunidades.

III Montra de Oportunidades só se for para alguns pois muita pouca coisa, digna desse nome, ali está presente.

Tal evento também serviu para me informar da falta de trabalho (ou será versatilidade) que existe naquele Pelouro... pois, com tanto que há para fazer nesta cidade, verificamos que a sua Vereadora se dedica, quase todo santo dia, a indicar qual o caminho a tomar no Pavilhão.... Sempre julguei que essa era a função do Tonibé...

A CML está a mudar....

Por favor façam-me coisas sérias... que bem precisamos e deixem-se de Feiras de Vaidades...

Anónimo disse...

Esta feira é no Pavilhão ENFERRUJADO ???

Anónimo disse...

O Pavilhão, apesar de alguns problemas sérios, não é um Pavilhão enferrujado...

Enferrujado é este executivo que rema sem rei nem roque, que rema ao sabor dos acontecimentos em vez de ser parte actuante dos acontecimentos...

É o que temos e o que merecemos....

Anónimo disse...

Enferrujado, furado, decadente.

Ontem no encerramento da Montra de Oportunidades, deu-se conta disso.
É certo que só lá estavam meia dúzia de pessoas o suficiente para apanharem com pingas de chuva no interior e para terem de esperar até que reparassem uma interrupção da energia elétrica quando o coro Infantil da Academis de Musica se preparava para atuar.
O próprio Presidente da Cãmara fez referência a estas anomalias no seu discurso final.
Quanto è ferrugem, basta olhar para o pavilhão no seu exterior.
Falta de gosto.

Anónimo disse...

Lamego lidera a lista a par com poucas mais localidades a lista de pobreza. É um cenário confrangedor o que paira sobre a economia Lamecense a miséria dita as regras e pelos vistos e irá continuar a ditar por muito mais tempo. É inacreditável que um homem chamado Francisco Lopes tenha feito tanto mal a Lamego.
É que ele como administrador de coisa pública é um zero, acho que é um idiota. É o pior presidente de câmara que Lamego teve de todos os tempos, e o que é estranho é que a maioria das pessoas votou nele. Mesmo aqui neste blogue houve pessoas que disseram com pompa e circunstância que ele tinha ganho as eleições com um diferencial de 6:1, portanto com estes argumentos parece que está tudo falado.
É por isso que gíria popular se costuma dizer cada povo tem os governantes que merece. Agora que lhe agarrem às botas, levou a câmara à falência e, para agravar mais as coisas, também o futuro está comprometido com dividas contraídas que não permitem adivinhar um cenário agradável.
A maioria dos índices estão comprometidos, senão vejamos:
– O desemprego é dos mais elevados a nível dos concelhos de Portugal
– O custo/m3 da água é mais elevado.
– O IMI é mais elevado comparativamente.
Ou seja esse forjado ainda se arroga no atrevimento de dizer que se vai candidatar nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Não percebo nada: ~
Mas a III Montra de Oportunidades não é do Pelouro da Juventude e Desporto?
E qual o papel do Centro Europe Direct no meio disto tudo??????Eu vi o logotipo!!!!
Não é ele que financia estas "vaidades" todas?
É tudo é uma trapalhada!!!!!!

Anónimo disse...

Não percebo nada: ~
Mas a III Montra de Oportunidades não é do Pelouro da Juventude e Desporto?
E qual o papel do Centro Europe Direct no meio disto tudo??????Eu vi o logotipo!!!!
Não é ele que financia estas "vaidades" todas?
É tudo é uma trapalhada!!!!!!

Anónimo disse...

Então o café mais ilegal do concelho de Lamago, denominado ACRE do Bairro da Ponte, e a Associação mais fraudulenta de Lamego, nunca mais fecha as portas...????

É uma vergonha esta Policia de Lamego, serve para que???

Já não há dignidade nem respeito pelas autoridades.

Anónimo disse...

Centro historico ja temos. Sempre vao faser obras na avenida?

petas disse...

espero que as obras não comecem. A camara tb nao tem dinheiro para isso...

Anónimo disse...

D**** não digas disparates.... tens todo o direito de não concordares com a ACRE, mas não tens o direito de chamar a Associação de fraudulenta, ele como todas as ASSOCIAÇÕES tem pessoas de bem e de mal...

Quem não tem pecados que atire a primeira pedra....

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Alguem me pode dizer onde estao os concursos para trabalhar na junta???é que não os vi em concurso publico!!!!pk será????

Anónimo disse...

Helder
Olha agora é que foi feita uma boa pergunta...é que eu sou da freguesia tirei o curso de administração na terra e vejo lá uma rapariga que estudou cmg nno secundario e sei que tem um curso que não é o mais aprpriado para a area e nem da freguesia é!!estava a espera que abrissem concurso mas pelos vistos foi td aldrabado a maneira deles!!pais este!!!

Anónimo disse...

Sei que o Francisco Lopes é um oportunista irresponsável. Sei também que Lamego vai estar em maus lençóis, e ter um futuro muito difícil por causa da incompetência do Francisco Lopes. É natural que o Francisco Lopes se demita, quando perceber que a população descobriu as suas aldrabices.Tenho pena das pessoas que lhe deram o voto, e, das que não lho tendo dado, sofrem agora as consequências da sua governação. È para esses que vai a minha solidariedade. Fico surpreso que o incompetente tivesse enganado tanta gente. Fico indignado que um forasteiro tivesse vindo à minha terra burlar a minha gente e eu não tivesse feito nada, devia tê-lo corrido à pedrada. Lamego não vai ter jeito tão depressa por causa desse burlão.

Anónimo disse...

Segundo Wikipedia

Passo a citar

"Num sentido amplo, uma fraude é um esquema ilícito ou de má fé criado para obter ganhos pessoais"

Anónimo disse...

Festejar oficialmente o 25 de Abril, porquê???
Se os ideais de Abril estão a ser adulterados por este governo???
Urge fazer um novo 25 de Abril, JÁ!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Adelaide disse...

O rapaz de Vila Real diz que Mário Soares anda à procura de protagonismo.
Ele tem razão... Ninguém o conhece e ele, Mário Soares, tem muita necessidade de se tornar conhecido.
Tenho pena deste rapaz, porque ainda agora começou e já se vislumbra uma vida politica muito curta, que ficaré para a história pelos piores motivos.

VOLTA SÓCRATES.

buy essay disse...

Wonderful

essay writing disse...

your photos as always amazing

Enviar um comentário