O concelho de Lamego é o mais afectado pela decisão de encerrar as escolas com menos de 20 alunos: ao todo, 21 escolas vão ficar de portas fechadas no ano lectivo que está prestes a arrancar.
Muitas são as vozes discordantes, que mostram a sua preocupação com as consequências familiares e sociais da decisão do Governo de encerrar escolas do primeiro ciclo, considerando que contraria a necessidade de travar a desertificação.
Vem agora o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng. Francisco Lopes, convidar todos os lamecenses a assistirem às cerimónias de inauguração do Centro Escolar Lamego – Sudeste e do Centro Escolar Lamego – Sul, no próximo dia 6 de Setembro.
As cerimónias de inauguração serão presididas por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.
- Considera ser este um motivo de comemoração?
bairrodaponte@hotmail.com
28 comentários:
Claro que este é um grande motivo de comemoração.
Ao contrário do que tem dito o Francisco Lopes, as nossas crianças só vão beneficiar com este novo método. Está provado.
E as crianças das aldeias têm os mesmos direitos que as da cidade.
Boa medida do governo de Portugal.
SERÁ QUE O CAVACO VAI NA MARCHA LUMINOSA?
COMO VAI FALTAR TANTA COISA NA MARCHA, COMO SEJAM AS MAJORETES DA HUNGRIA, OS BANDEIRANTES DE ITÁLIA E ALGUNS GRUPOS DA GALIZA, AO MENOS VEM ELE ANIMAR A FESTA.
102 (Cento e dois) novos centros escolares.
Isto é obra.
Nunca nenhum Primeiro-Ministro ousou efectuar uma obra desta envergadura.
Afinal tanto alarido para nada.
Uma das escolas mais avançadas e inovadoras do mundo vai ser encerrada.
A escola EB 1 de Várzea de Abrunhais, em Lamego, distinguida pela Microsoft devido à utilização de novas tecnologias no ensino, vai fechar.
APROVEITEM E METAM LÁ O NANI A ESTUDAR , PELO MENOS TIRA O 7º ANO PARA PODER EXPLICAR O SLÁRIO QUE TEM!!!
A Escola de Varzea de Abrunhais não vai fechar.
Vai ser transferida para Lamego, ou Ferreirim.
Tás mal informado.
És mesmo mentiroso, se vai ser transferida é porque vai fechar.
Quem fecha é o edificio, não é a escola.
ca granda cromos passam por aki. e há um cromo que vive obececado com o nani, tá bem que se mexa na merda mas há tanta em que mexer, que se estamos sempre a mexer na mesma, ainda cheira mais mal.
fonix!
O cavaco vem é buscar mais umas malas dos carros cheias de espumante, salpicões, presuntos etc.
sempre foi axim e tudo à nossa custa.
é uma merda os putos deixarem as suas escolas de nascença.
Era quem espetaxe uma bomba no desfile dos moinas.
Ainda vem que não estou cá para ver esse fascista.
ó bigodes , ninguem vive obcecado por esse nani, eu como contribuinte lamecense pago a água o lixo o imi , e depois deparo com cenas destas , máquinas de 9 mil euros , salários de mil euros , fotos adjudicadas á kymagem , filmagens de apresentações de livros para a kymagem , e os outros , a fotolamego,objectivo amor,nascimento etc..., não pagam impostos camarários , nem consultados são !!!! agora acredita há mesmo muita merda pa mexer !! O LA carro do chefe de gabinete , conduzido por esse nani !!! estacionado em cima de passeios !!! bem é melhor eu estar calado !!! lamego tv !!! e a esposa onde trabalha ????
Todos nós conhecemos nani´s e pinto´s neste pais que ocupam lugares que não merecem e para os quais todos nós pagamos. Isto preocupa-me, mas preocupa-me muito mais aqueles lugares que foram ocupados por quem elegemos mas que não desempenham as sua funções com competência.
O tempo dirá qual o custo do fecho de muitas das escola do nosso concelho e do país...
Para já, o que me incomoda é estando nós em crise, e com tanta falta de dinheiro, que a construção dos Centros Escolares, tal como o Pavilhão Multiusos não sejam feitos com o rigor que se impôem - PORQUE SÃO MUITO CAROS.
Pelos vistos, estamos com a mania das grandezas, e assim se constroi um Centro Escolar, o de Penude, para cerca de 170 crianças, mas onde apenas só existem cerca de 70....
Fácil será de prever o que acontecerá a muito curto prazo.....
Alguma coisa vai mal..... e o Povo é que Paga.....
Parábéns ao CTOE.... e só a esse.
A imagem da velha e pequena escola, perdida na aldeia e próxima de casa, acabou-se. Em nome da contenção de custos, primeiro foram os hospitais, agora as escolas. Mas o ponto principal, a meu ver, continua na desertificação do interior.
Esse será o maior dos alarmes à volta disto tudo. E, perante isto tudo, a consciência política 'quo vadis'?
Como já era de esperar, assistimos ontem a uma das mais fracas, senão mesmo a mais fraca Marcha Luminosa, dos ultimos 20 anos.
Salvaram-se os carros primorosamente confecionados pelo mestre José Alberto Lobo, porque tudo o resto foi de uma pobreza confrangedora.
Aquelas palhaçadas ali postas entre os carros, "Figurado Vivo", como lhes chamam já nem nas aldeias aparecem.
Um grupo vindo dos lados de V.N.de Gaia, coitadito, a fazer lembrar os antigos ranchinhos das aldeias
Uma escola de samba aberrante como já estamos habituados, e já agora uma pergunta: Porque faltou a outra escola de samba à ultima da hora?.
Faltaram as majoretes da Hungria, os Bandeirantes de Itàlia e outros. Aqueles que davam vida e nobreza a uma marcha que as pessoas se habituaram a ver com gosto com entusiasmo.
Tudo esta Câmara retirou com a desculpa de que não há dinheiro. Quanto ao grupo que cordena a Marcha há já tantos anos,esteve mal, muito mal, uma tristeza. Estão velhos e cançados
cometem erros atrás de erros dando a entender que cada vez percebem menos disto.
Uma Marcha Luminosa para esquecer a sair à meia-noite e a acabar às 2 da manhã com muita gente a desistir e a criticar, com carradas de razão.
Pobres festas dos Remédios.
Hoje, dia 7, vai só uma partida de fogo para o ar e amanhã, pasme-se, amanhã dia de Nossa Senhora,nem sequer há fogo de artificio.
Pela primeira vez de há centenas de anos a esta parte.
E os lamecenses??? continuam impávidos e serenos a assistir à morte lenta das nossas festas!!!
È revoltante assistir ao empobrecimento das nossas festas.
Já não assistia á romaria de nossa senhora dos remédios há um bom punhado de anos e pelo que já vi este ano é realmente confrangedor.
Se querem acabar com a grandeza das nossas festas pois que acabem de uma vez por todas.
E em vez de 15 dias de festas que as reduzam a 2 ou 3, mas com a grandiosidade que merecemos e estamos habituados.
DEPOIS DE TUDO O QUE SE ESTÁ A PASSAR COM AS FESTAS DESTE ANO, OS LAMECENSES AINDA ACHAM QUE DEVEM FICAR CALADOS?
VAMOS MANIFESTAR A NOSSA REVOLTA CONTRA ESSES SENHORES DA CAMARA QUE QUEREM, Â FORÇA, ACABAR COM AS FESTAS DA NOSSA CIDADE.
É REVOLTANTE PARA OS LAMECENSES.
DEPOIS DE TUDO O QUE SE ESTÁ A PASSAR COM AS FESTAS DESTE ANO, OS LAMECENSES AINDA ACHAM QUE DEVEM FICAR CALADOS?
VAMOS MANIFESTAR A NOSSA REVOLTA CONTRA ESSES SENHORES DA CAMARA QUE QUEREM, Â FORÇA, ACABAR COM AS FESTAS DA NOSSA CIDADE.
É REVOLTANTE PARA OS LAMECENSES.
Por motivos profissionais não pude assistir ontem à passagem da marcha luminosa.
Acabo de chegar de ver a batalha das flores.
Venho enojado
Os carros ainda escapam, agora os grupos que vão entre os carros, uma vergonha.
Dois grupos da galiza e um grupo de samba, os unicos que me agradaram.
O resto uma autentica fantochada. mais parecia um circo.com tanta palhaçada.até um grupo de bombos de Ferreiros serviu para lá meter.
Que saudades da antiga Comissão de Festas que tinha posto a Marcha e a Batalha num luxo.
Agora a Câmara está a estragar todo o trabalho que eles tiveram.
Acabem com as festas de uma vez, mas não nos envergonhem mais.
Fora com essa cambada que tomou conta dos destinos da minha terra.
Fico revoltado quando me dizem que não há dinheiro para as festas da minha cidade.
E isto porque tenho visto, porque toda a gente vê, como em Lamego os senhores mandantes têm esbanjado os dinheiros publicos.
São comezainas e mais comezainas, na feira da bôla, e agora nas festas na barraca da Magueija.
São milhares gastos em cães e cavalos e em bicicletas. Que dizem estas coisas aos lamecenses?
Não brinque mais, nem goze com os lamecenses. Se isso lhe dá satisfação, faça-o com os da sua terra ou com os da Régua de quem tanto gosta.
Vá-se, deixe-nos em paz que nós sempre soubemos gerir os detinos da nossa terra.
Acho que a marcha deste ano não foi a pior, pois á uns anos, no tempo de outras cores nem houve marcha sequer(2003 ou 2004) e as pessoas ainda foram mais desgostozas para casa.
Para onde foi esse dinheiro?
Até gostei, pois as palhaçadas já que não alegram adultos, pelo menos alegram os miudos..
Não conheçonenhum palhaço que não goste de palhaçada.
Tenho acompanhado com notória atenção o percurso das festas da cidade de Lamego, nomeadamente da Marcha Luminosa e Batalha de Flores,desde há muitos anos.
Com toda a sinceridade e sem clubismos, posso afirmar que as deste ano foram as PIORES dos ultimos 20 anos.
Este meu comentário, estende-se, naturalmente, aos restantes eventos das festas de 2010, com especial relevo para as iluminações e para os espectaculos.
Aproveito para deixar aqui um apelo a todos os lamecenses.
Esforcem-se para que seja constituida novamente uma Comissão para a sua realização.
Desde que as festas passaram para o dominio da Câmara elas têm sofrido um declinio deveras acentuado, estando na eminência de desaparecer.
Vamos pressionar os senhores da Câmara para que promovam a constituição de uma comissão de festas já para o próximo ano.
A camara também tem responsabilidade na procissão??
A crise também se instalou na procissão, pois como deixaram de montar barracas e fazer a feira no Santuário as esmolas são confrangedoras relativamente ao anos em que isso não se verificava.
Aqui também é culpa da Camara??? Rua com senhores da mesa da sr. dos Remedios?? O que estao lá a fazer?? O que está lá a fazer o serrano do padre Adriano???( a ganhar dinheiro com a madeira??)
A procissão deste ano foi a pior dos ultimos anos. Muito mal organizada, falta de muitas figuras, excesso doutras(Senhoras dos Remedios eram mais que muitas, pessoas sem dignidade de figuras biblicas, juntas de bois e em alguns casos boizinhos mal apresentadas(sujos) sendo os de mais perto pois os do Minho estavam irrepreensiveis, os bombeiros eram metade do costume, bandas de musica fracas excepto Tarouca e Magueija, andores despidos de crianças, falta de policiamento no meio e final da procissão, os cavalos coitadinhos (aleijadinhos) se tivessem de ir atras de alguem desmanchavam-se todos(uma vergonha para a GNR e muito mérito para os seus militares), figuras publicas duvidosas(Gamandio), cumulos dos cumolos são as senhoras da ponte no lencol do dinheiro(há sempre problemas na Sr. dos Meninos com este lençol de dinheiro). etc.
SERÁ QUE EM LAMEGO É ASSIM TUDO TÃO MAU?SERÁ QUE NÃO SE APROVEITOU NADA DESTAS FESTAS?ESTIVE EM LAMEGO ATÉ AO DIA 4 SETEMBRO E MUITO SINCERAMENTE GOSTEI DO QUE VI!!!A ORQUESTRA DO DOURO FOI UM ESPECTÁCULO MUITO BOM,A FESTA DA RÁDIO DOURO SUL FOI DO MELHOR QUE JÁ VI ATÉ HOJE (GRANDE PROFISSIONALISMO),E O MIGUEL GAMEIRO CINCO ESTRELAS,JÁ PARA NÃO FALAR DA CONCENTRAÇÃO MOTARD!!!POR ISSO NÃO ENTENDO CERTAS CRITICAS!?!?
Gostava de saber o que é que o anónimo anterior viu nos espectaculos que menciona.
De certeza que foi a primeira vez que assistiu às festas de Lamego, senão não falave dessa maneira.
Sendo assim gostaria de o informar que estas foram as piores festas de que há memória como dizem alguns jornais e como é opinião unanime da população lamecense.
Estas festas foram bem boas, a prova disso foram os milhares de pessoas que estiveram na cidade. Quem faz as festas são as pessoas e as pessoas primeiro!
Enviar um comentário