" ... o rio é de facto um "ex-libris", uma mais valia para o Bairro, mas que precisa de ser estimado e bem tratado" publ. 26 de Maio de 2008
"... Se nada se fizer,a morte anunciada será notícia a quem ninguém surpreenderá, e com ela o Bairro da Ponte traçará, de forma definitiva, o seu destino." publ. -5 de Abril 2009
Apesar dos repetidos apelos neste espaço, as descargas poluentes para o rio Balsemão continuam sem que nada seja feito e se vislumbre uma solução.Temos uma junta de freguesia impotente e uma associação igualmente inoperante e desinteressada deste gravissímo problema socio-ambiental.
O Bairro da Ponte é cada vez mais um amontoado de ruínas com um rio vazio e poluido.
É este o legado que queremos deixar aos nossos filhos?
41 comentários:
olhai pelo rio porra !!!!!!!
"O Bairro da Ponte é cada vez mais um amontuado de ruínas, com um rio vazio e poluído"
A melhor descrição que é possivel fazer desta bairro e deste rio onde só se fala e nada se faz. Onde as pessoas estão cada vez mais interessadas na acre e de costas voltadas para o resto. Onde a maior parte dos habitantes se estão "marimbando" para tudo o que os seus antepassados lhes legaram e mais virados para uma junta de freguesia e uma associação mesquinhas e sem qualquer valor.
Não foi no tempo deste executivo camarário nem desta Junta de freguesia que o Bairro deu qualquer salto qualitativo.
Foi nos anteriores e isso vamos ter, embora nos custe, de admitir.
Tudo se esfumou, desde há uns anos a esta parte.
Ficam as recordações de tantos homens e mulheres que tento lutaram pelo Bairro que os viu nascer.
Também eu, um filho do Bairro da Ponte, ali nascido e criado até aos 32 anos,actualmente a residir em Lisboa, comungo e partilho inteiramente das palavras do interveniente anterior.
Caros conterraneos. Está tudo dito.
Ó bairro da Ponte, finou-se.
Fica lá uma tasca, fundada pelo Manecas, para depois fecharem a porta.
Correcção: " O Bairro da Ponte"
favor corrfigir no post "desiteressada" para "desinteressada".
Teremos de concordar com as opiniões anteriores;
há muito tempo que as forças políticas locais deixaram de se preocupar com a qualidade da água do rio Balsemão.
São interesses manifestamente económicos e de conivência com o agente poluidor, como toda a gente sabe, mas que teima em não denunciar.
Faça-se uma vigilância e busca exaustiva em busca dos prevaricadores e na presença das forças da autoridade faça-se uma queixa contra os criminosos poluidores.
E aí qualquer cidadão o pode fazer e denunciar, já que quem de direito não faz.
Não haverá alguma maneira (legal e ordeira) de denunciar esta situação?
Uma petição, uma denúncia a organizações ambientalistas, divulgar nos meios de comunicação social, etc.
Todos os anos nesta época debate-se sempre a mesma questão. Já era assim há mais de dez anos quando eu frequentava diariamente o rio. Entre anos mais graves e outros não tão preocupantes, este é uma tema sempre deixado ao abandono. Já se fizeram recolhas de assinaturas, mas nunca houve ninguém capaz de mudar a situação. Está na hora de a junta de freguesia ser a protagonista e mudar isto!
Senão vou ter de concordar com um dos comentários: 'o Bairro da Ponte finou-se'. Isto continua a parecer-me mentira...
A freguesia da Sé, consequencia do presidente que tem, deixou de ter qualquer peso politico a nivel local e até na própria freguesia tem dificuldades em se afirmar.
Arranja um subsidios para a tasca e para umas almoçaradas, e basta.
Meus Caros
Apesar de saber que isto já muitas vezes foi feito, eu próprio já o fiz a diversas entidades, sugeria que todos participassem este crime à GNR www.gnr.pt/portal/internet/sepna/12.denuncias/form_sepna.asp
Acabei do o fazer, se as denuncias forem muitas alguma coisa terá que acontecer - façam esse esforço. Obrigado
Ora cá está uma boa iniciativa.
Vamos todos participar, porque se formos muitos alguma coisa será feita.
Existe tambem um numero de telefone que podemos ligar.
Assim que ocorrer uma descarga telefonar de imediato.
SOS Ambiente e Território
– 808 200 520 -
Vamos apanhar esses criminosos .
Se as vozes forem muitas e nunca se calarem a justiça tem que ser e vai ser cumprida....
Telefonem para:
SOS Ambiente e Território
– 808 200 520 -
ou façam queixa através de:
www.gnr.pt/portal/internet/sepna/12.denuncias/form_sepna.asp
que alguma coisa irá acontecer.
Se necessário entope-se a linha telefónica e enviasse tanto mails quantos os necessários....
Se uma queixa pode ser ignorada, centenas não o poderam.
"Poderão e não poderam"....
Uma excelente iniciativa que aqui estão a propor, parabéns aos responsáveis pelo blogue.
Mas o que anda a junta de freguesia a fazer?
E a associação recreativa e cultural?
Ou o rio não é recreio e lazer?
Vamos lá malta, toca a telefonar e a denunciar.
Que saudades da Ponte e do rio.
Beijinhos para todos.
Se a junta não tem dinheiro para o rio tudo bem fazemos um peditório em nome da acre ou da sra dos meninos ou do Sr.dos "aflitas"e com uns euritos compram se uns metritos cúbicos de areia ao Lúcio ele até a oferecia.Tio Manecas,já houve a praia do Firmino,do tamboreira,do marcelino mas aquela que ficou mais a desejar foi a sua.Ai é só almoços e escadas para quê^?Olhe pela segurança dos utlizadores aquilo está um perigo mais para as crianças.Olhe mais um bocadinho pelo rio a acre já tem tudo o que precisa até já é demais.Como bairrista que sei que é não nos desiludaporque isso só dar razão as pessoas que fizeram campanha contra si.peço resposta...
Desculpem a intromissão mas será preciso acusar muitas vezes ou denunciar um acto ilicito para ser crime?Já estou fartinho disto farto me de falar nesta "porra"como diz o brazuca e estes palhaços não fazem nada é só blogues cartas, minis,e mais não digo
E rio está bom? Quero ir ai dar uns mergulhos,não façam como muitos lutam, lutam falam falam,sem interresse nenhum, mas não poem lá os pés.está na hora dw agir.
Todos os dias só não vê quem não quer a céu aberto um esgoto,digo isto porque a água cheira mesmo mal,e ninguem faz nada.hoje disseram me que o Presidente Xico lopes já está a par da situação há muio tempo mas não parece,e o EngªEira parece que anda a dormir.Temos que pedir á ACRE para interceder pelo nosso Rio Balsemão.Já agora a associação podia organizar uma prova de natação,isso sim haviam de veras pessoas que apareciam...
Para o anónimo de 10 de Julho de 2010 22:28, deves ser anjinho ou idiota, queres fazer peditório de uns cobres utilizando o nome da ACRE ou do Sr. Dos Aflitos e depois vais ter com o tainadas do Manecas e fazes mais uma jantarada à custa dos tolos não é isso que queres? Perverso é o que tu és, cada vez fico mais convencido que essa ponte é um covil de malfeitores, que me perdoem as pessoas boas da ponte que as há, mas essas quero-lhes muito bem.
Quem quer saltar do "Calhau dos Homens"... E da "Prancha"... Que saudades... Tem que se fazer alguma coisa para travar o mau estar geral que se vive no bairro... É preciso ter serenidade e bom senso, senão ninguém vai a lado nenhum...
Meus caros
Acabei de receber uma chamada da GNR por causa da denuncia da poluição do Rio Balsemão, informaram-me que já tomaram algumas diligencias mas sem grande efeito, que quando lá passaram o tubo deitava água limpa. Ficaram novamente de passar por lá.
Vamos ver o que dá.... eu não tenho possibilidade, mas se alguém vir a GNR pelo Rio seria muito útil que os informasse e os levasse ao local.
Obrigado
Resposta ao malfeitor anonimo de 20 de julhodas duas e vinte e quatro,que sou parvo e estupido já eu sei á muito tempo agora em relação a acre se for só para beber copos num lado pago noutro fico a dever, mas qual é o dever de uma instituição defender uma causa nobre ,ética e moral pagar quatro euros para ir para a piscina municipal é um roubo fora o comes e bebes,interressa a muita gente que a praia do BALSEMâO não vá pra frente a CML é que perde.Eu sei doi que falotem vindo tanta gente e s~ºao unânimes temos aqui um sitio maravilhoso que ninguem mais tem onde todos procuram a AGUA nós desperdissamos a,que é isto mais uma descarga ,já se sabe de onde vem tambem eu tapem aquela MERDA,por favor há ali crianças ,Sr ou SRA do peloulro do ambiente façam obra para aquilo que foram eleitos não tenham medo.daqui a dias a agua já nºao corre com aquele volume e Agosto está ai por issono ano mundial do ambiente tenham vergonha querem fazer daquilo um esgoto tudo bem,mas vão para as piscinas,lamber escarros de toda a espécie fora as mulhers quer não sabem meter o tampax para já ´~ao falar daqueles que não vºao ao WC.
Mais valia estares calado.
Não sabes dizer nada.
Ai não te agrada a conversa então vamos partir para a noite da má lingua,a parir de agora vamos deixar de rodeios e chamar as coisa pelos nomes são todos uma cambada de imcompetentes
Bom, começo por questionar se o artista que colocou este texto sabe o significado da palavra ex-líbris ? Acho que não, mas quis dar um ar da sua graça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A ponte (“Bairro da Ponte”), é uma descompostura para a cidade de Lamego, se alguém que se desloque à cidade de Lamego e comece pelo Bairro da Ponte de certeza que não tem coragem de prosseguir depois de visitar alguns aspectos do bairro, olhem por exemplo a limpeza, isso para mim é imperdoável, portanto fiquem calados, para ninguém se aperceber que o Bairro existe, é o melhor que vocês podem oferecer a essa mui nobre cidade de Lamego.
Foi linda a "Lameira Parade",ai está uma boa iniciativa dos nossos sucessores,jovens,all night long... Enviem fotos
Não te esqueças que poda muito bem ser,primeiro festival nocturno "ROCK BALSEMÂO RIVERS"
Ou então party in rio.
Sou daí.
Não tenho o tempo todo do mundo e só agora me apercebi que o comentador de 24 de Julho de 2010 00:49 disse: Endereço-lhe o seguinte comentário:
Pois! Com essa treta de comentário, queres fazer querer que és uma pessoa muito apessoada e estás a ser visado aí por um imbecil.
Entende uma coisa, o simples facto de teres vindo tirar refrega por uma achega que te fizeram, é demonstrativo de que intelectualmente és um aparvalhado, mas pronto o que é que se pode esperar de um Andróide do subúrbio da cidade de Lamego, nos subúrbios das cidades é onde são acarinhadas as espécies menos avalizadas, não generalizo porque sei que há gente boa em todos os lugares.
Há pessoas que deviam ter vergonha de fazerem certos comentarios.No bairro da ponte há pessoas bem formadas e outras nem por isso,como em qualquer outra rua ou bairro da cidade de lamego.Se o bairro da ponte é uma "descompostura"para a cidade de lamego em muito se deve aos responsáveis politicos que tem dirigido os destinos da cidade,que nunca fizeram nada pelo bairro!Lembro que a cidade de lamego, a minha cidade, nao é só o centro.Também os suburbios fazem parte dela.Por isso todos os lamecences merecem o nosso respeito
Pobre ou imundo, continua a ser o meu bairro.
O resto é dor de cifres.
Mais uma vez foi estragada uma tarde para os utilizadores da açude da bandeja isto porque toda a gente sabe quem manda a porcaria menos eu dizem que é um funcionário da CML que recolhe esgotos e que os despeja no rio?Será possivel devem estar a fazer de mim mais burro do que aquilo que eu gosto de ser e aparentar,depois aparecem os ditos iluminados pelo presidente da junta,que a melhor solução a tapar aquilo com dois sacos de cimento,esta nºao h+a outra maneira mais saudavel de resolver isto?Se toda gente sabe quem é digam me o nome que eu mando o prender isto é crime publico a água é um direito universal assim como a educação.Todo o mundo a preservar a água e nós aqui com este sitio maravilhosopara disfrutar isto porque eu não gosto de praia nem piscinas sou suspeito mas tirando issopagar quatro euros fora o lanche na piscina de Lamego é um roubo.Chama se o Pda F Da SÈ a seguir aGNR e ficamos por ai uma fotos quantas querem nem analises tiram á agua ainda por cima só veio um agente no meu tempo eram sempre dois um de cada lado da estrada,por causa dos presuntos.Envergonhem se tomem uma atitude sem escrupulos...
Veio a GNR ficou se pelo caminho e ainda por cima só um antigamente eram sempre dois um de cada lado da estrada
É natural que fales assim ó comentador de30 de Julho de 2010 21:50, é evidente que a ti não te incomoda! Não tenho dúvida que são pessoas como tu que contribuem para que o bairro esteja como está, aliás eu estou convencido que indivíduos como tu não vão lá com palavras, só com a chibata e é pena , porque o bairro podia ser um requinte, eu sou daí e interesso-me porque as pessoas tenham um mínimo de compostura, o bairro não é só vosso, também é meu e de muitos mais que saíram para que tu pudesses ter mais espaço, mas não estraguem aquilo que também pertence a outras pessoas.
ALGUEM ME SABE DIZER QUANDO COMEÇAM E QUANDO ACABAM AS FESTAS DOS REMÉDIOS DESTE ANO?
E QUAL O PROGRAMA?
Anónimo anterior. Vou tentar responder à tua pergunta.
A Câmara costumava contribuir para as Festas da Cidade de Lamego, em honra de Nossa Senhora dos Remédios, com a quantia de 300 mil euros anuais. Este valor já vem do anterior Presidents da Camara, Professor José António Almeida Santos.
Desde que este executivo assumiu funções,em 2005, a contribuição camarária tem vindo sempre a diminuir, daí, como toda a gente tem reparado, o brilho das nossas festas esfumou-se.
É que àquele quantitativo têm sido descontadas verbas gastas com outras actividades, que nada dizem à cidade nem aos lamecenses.
Assim este ano os córtes são os seguintes:
-Gasto com os cavalos do 3 de Maio 100 mil euros
-Gasto com os cães, exposição canina, 40 mil euros.
-Gasto com feira de gastronomia (grande barracada) e feira da bola, 30 mil euros.
Ora sendo assim, este ano o córte é3 de, pelo menos 170 mil euros.
Já só ficam 130 mil euros.
Muitos cortes vão ser efectuados e brevemente já vamos saber aonde.
A iluminação vai estar acesa desde 26 de Agosto até 9 de Setembro.
O festeiro é bronco!
Diz ele, que em matéria de cortes e no âmbito das funções deste executivo a contribuição da Câmara tem vindo a diminuir em termos de contribuição que permitem haver mais ou menos festas de qualidade. Esta questão pode parecer de pouca importância para alguns, mas de grande importância para outros. Em termos gerais e no que concerne à cidade segundo o meu ponto de vista, a festa de Nossa Senhora dos Remédios é um acontecimento que pode colocar a cidade de Lamego no mapa , e se Lamego não estiver no mapa, significa estar remetida ao esquecimento. Ou então Lamego ser lembrado por ter um presidente de Câmara que fez desaparecer um carro Mercedes, sem que tivesse que provar o seu desaparecimento. Isto é o que se chama uma lembrança pelos piores motivos. Isto é assim nestas terras da caverna, quem tem olho é rei, e, este paspalho do presidente não foge à regra.
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis prix
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ acquisto cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ comprar cialis
Enviar um comentário