Ao que parece, finalmente, a Capela de Nossa Senhora dos Meninos já tem "dono".
Estando a mesma sem qualquer registo, a Diocese da Lamego (mais concretamente a Fábrica da Igreja da Sé) com a ajuda de algumas testemunhas e com o conhecimento de alguns membros da Comissão de Festas e Irmandade da Nossa Senhora dos Meninos efectuou o registo recorrendo à figura jurídica de Usucapião.
Não querendo pôr em causa a legitimidade da acção, até porque não dispomos de toda a informação para o efeito e apesar de o Registo ter obedecido a todos os requisitos legais, a verdade é que o descontentamento da acção por parte de alguns é um facto.
A forma como a mesma foi realizada não se coaduna com os princípios da boa fé e lisura que era de esperar.
Para o ser, deveria a Diocese ter reunido com os Irmãos da Irmandade da Nossa Senhora dos Meninos e respectiva Comissão de Festas, e dar conhecimento de tal pretensão.
Ao não fazê-lo criou mal entendidos e o afastamento de todos aqueles que, ao longo dos anos, têm contribuído para a manutenção e presença da devoção à Capela da Nossa Senhora dos Meninos.
43 comentários:
Ao longo da vida foi-me transmitido pelos meus pais e avós que a NOSSA padroeira era a Sra. Dos Meninos.
Era a nossa capela, onde em tempos assistia às missas dominicais, onde baptizei o meu filho e onde sempre que podia visitava com a verdadeira devoção, como de uma casa MINHA se tratasse.
Com esta notícia que me envergonha como bairrista, sinto-me traído e desrespeitado, assim como a memória dos meus entes queridos.
Pedia aos autores deste blogue que denunciem as pessoas que foram capazes de tamanha traição, pois é de traidores que estamos a falar.
Alguém te fechou as portas da Igreja? Penso que não. Quanto à devoção que pessoas como tu sempre demonstraram, incluindo aqueles milagreiros que comeram quanto azeite lá caiu, graças a essa devoção, a capela está num aspecto lastimável!... Mas parece que a mama vai acabar ou pelo menos a contabilidade vai ficar em mãos bem mais honestas. Em vez de tentares espalhar esse teu veneno, devias era ter ajudado ao longo destes anos a preservar as capelas. Só falta dizeres que A Srª dos Meninos vai deixar de ser a tua padroeira!... Olha que Ela foi uma rica Padroeira para muitos mesários que encheram os bolsos à sua custa. Se tratasses assim a tua casa conforme trataste a Capela da Srª dos Meninos vivias agora debaixo da ponte.
Este reformado do fisco encoberto do espírito da fé e santidade acabou por vender a alma ao diabo.
Se teria de tomar alguma atitude perante os duvidosos destinos da capela há muito o teria feito, ou será que dúvida da legitimidade e lisura da actual comissão de festas?
Demitam-se, e que ele e os outros judas coniventes que tratem da capela, da procissão e das festas.
Ó Afonso, vai-te Afonso e tem juizo deixa lá, sempre podes enfiar os dedos na caixa de esmolas da capela da santa. Com o azeite é que és capaz de não ter muita sorte. Lisura da actual comissão de festas? És um brincalhão. Basta ver a lisura que têm tido com esse imbróglio da ACRE e está tudo dito, sem falar, para já, noutras coisas que se falarão na altura certa. E olha que é caso de polícia.
Então, quem é que tinha a posse da capela?
A tal comissão era mera detentora, ,possuidora (p.s) em composse? Ou era o quê ?
Prestavam contas a quem?
Então e não havia registo de posse?
Apresentadas assim as coisas, se calhar foi natural o que aconteceu...
Então mas é capela ou Igreja?
A capela da Nossa Senhora dos Meninos deixou de ser de todos nós, para ficar em nome dos guardiões do império da boa conduta, princípios e santidade.
Mas será que ainda haverá alguém que acredita nesta “epístola” mal narrada do Missal do Padre Zé?
Se tinham a boa vontade de doar á igreja, que deixem em testamento a sua boa vontade e seus bens. Agora dar o que realmente não é deles…
Serão castigados os malfeitores e usurpadores de coisa alheia, diz o evangelho.
Seria conveniente o Juiz da Irmandade com a Comissão de Festas da Nosa Senhora dos Meninos marcarem uma reunião com os Irmãos e prestar os eclarecimentos devidos.
Seria conveniente verificar se existe algum documento que atribua a Capela à Irmandade, se existir o que foi feito a nulo, senão foi e a Irmandade se reclama no direito da sua propriedade sempre pode contestar o registo por usucapião.
A igreja, diocese, deveria ter informado e esclarecido os interessados de tal pretensão ao não fazê-lo revelou "má fé".
Tudo o que se fala pode ser uma grande vergonha ou n~´ao passar de um conjunto de mal entendidos que urge esclarecer.
Sei que a intenção de efectuar o registo por usucapião foi publicitado na Voz de lamego por meados de maio, não percebo p+orque é que não o publicitaram numa qualquer missa de domingo... ficava bem isso ficava!!!????
A vergonha não fica mal a ninguém. E se tivessens vergonha era sinal que o vosso valor era um pouco maior, mas de pobres coitados não pode esperar-se nada. A capela está acair aos pedaços, o interior é vergonhoso, roubaram tudo que puderam das oferendas e peditórios que deviam ser, (em parte), utilizados para obras sérias na capela e nada disso foi feito durante estes últimos 30 anos. A Srª dos Meninos não sai do bairro da ponte, quem a venera não perde a sua Padroeira e até, a curto prazo, já se poderá sentir orgulho naquele espaço de veneração e vêm agora estes escondidinhos misturar a política com a Fé! há pobrezinhosos que não merecem mãos amigas porque nem gratos sabem ser, mas esses todos os conhecem e um dia lá prestarão contas a Deus pelo veneno que espalham. Deus não dorme.
Ó sempre atento também estavas a pensar chular a santa porque a crise toca a todos não toca? Aguenta-te e em vez de seres tão aldrabão fica mais atento e aprende a gastar pelo menos um centimo, se é que sabes o que isso é. A caixa de esmolas tem lá uns trocos para te ajudar a pagar a renda.
Meus amigos,
Já é apanágio que no bairro da Ponte tudo se faça com contestação e muita, mas mesmo muita desconfiança e maledicência.
É também verdade, que ao longo dos anos, as comissões de festas e seus representantes têm gerido as receitas da capela a seu belo prazer, não prestando contas a nenhuma entidade independente fiscalizadora.
Em meados dos anos sessenta foram vendidos às escondidas dos irmãos dois santos denominados de” Jaquinzinhos” que se encontravam nas partes laterais do altar. Santos raríssimos de um grande valor patrimonial, que na data encheram os bolsos a dois ou três mordomos menos escrupulosos e que nunca prestaram contas á irmandade (entretanto já falecidos).
Mais recentemente foi-me contado que a capela (receitas) esteve a saque, e que inclusive com as contas normais de funcionamento e manutenção em atraso, vergonhoso!
Quando não somos capazes de zelar pelo que é nosso, o melhor é entregá-lo a quem o faça com honestidade e transparências necessárias, coisa que não aconteceu na preparação deste registo.
Sejam claros e falem verdade aos reais proprietários da capela; o povo.
Ass: Ferreira
Os PONTEiros no seu melhor.
Falem claro.
Esclareçam as pessoas.
Afinal o que se passou?
Quem se vendeu a quem?
Apresentem as suas razões.
Ninguém vendeu nada a ninguém, o que se fez foi um favor ao povo do bairro da ponte que pelo andar do andor a capela bem caía em ruínas enquanto todos assobiavam para o lado. É difícil de perceber isso? Um dos problemas, é que há obras que vão ser feitas na capela da Srª dos Meninos, obras essas que podem vir a ser executadas pela mesma empresa que levou a cabo a excelente recuperação da Igreja do Desterro. Pelos vistos alguém estava à espera desse servicinho ´so que esse alguém esquece-se que não é especialista em exteriores mas sim em interiores. Lá chegaremos à recuperação dos interiores, tanto do Desterro como da Srª dos Meninos. Pelo que parece, este problema levantado aqui neste espaço, é um falso problema, levantado por quem se acha no direito de decidir coisas destas. Os habitantes e devotos dos santos padroeiros desse histórico bairro devem agradecer o favor que lhes estão a fazer.
Boa recuperação do Desterro? Umas assim a ssim outras não...
Informem-se antes de dizerem baboseiras....
À falta de esclarecimentos mais pormenorisados, estou em concordar com a atitude tomada.
Se è para bem do património, os devotos e mesmo aqueles que não são, só devem estar agradecidos.
Que impere o bom senso.
Sejamos justos com o blog, ele apenas apresenta um facto9 que é incontestável:
1- A capela foi registada sem que a maior parte dos habitantes da Ponte se tenham apercebido;
2- hà pessoas aquem esta acção desagradou.
Se estão certas ou erradas não sei, cada um terá as suas razões e os seus "pecados", para que o que se diz não se dissesse não teria mal algum que as coisas fossem feitas com outro tipo de informação.
Quantas ás obras que se esperam, queira deus que tal aconteça, a Capela merece-as, o dinheiro é que não sei se existirá.
O Anónimo das 18:55 diz lá quais são as obras que vão ser feitas na Capela?
Deves estar a sonhar, quem paga o estado? Este nem para tratar o que é dele trata quanto mais aquilo que é dos outros.
ATÉ PARECE!!!!!!!
ESTÁS MAL INFORMADO!!!!!!
O Calhau
Então é melhor informar-nos.
Se tudo foi feito em prol da capela e dos devotos, porque é que o registo foi feito”pela calada da noite”como se de um pecado se tratasse?
Nada disto aconteceria (a desconfiança) se tudo fosse claro e transparente, como era de esperar.
Estamos a falar de um Sr.Padre e de pessoas muito próximas, que apregoam a religião, e que deveriam por isso ser um exemplo de lisura e honradez.
O registo serve essa função ... tornar público!
lol
O fnório nãao desiste! então tu ainda não percebeste que isto é tudo um plano diabólico das forças do mal, uma campanha negra, para que as pobres e desamparadas pessoas do bairro da ponte fiquem desprotegidas? Já todos sabem que vão raptar a Srª dos Meninos e vão torturar a Santa em paradeiro incerto. Não tenhas dúvidas que vai ficar a pão e água, por isso ela espera por ti para que a salves das mãos dos terríveis malfeitores. Corre finório, corre, anda lá, corre muito depressa para chegares a tempo de salvares a Santa Padroeira de todos os abençoados tesoureiros que deram a própria roupa do corpo para que a capela pouco melhor pareça do que uma cardenha! Tens razão, finório, foi tudo feito na calada da noite, em silêncio, longe do olhar do demo, do capeta, do lobishomem e da bruxa que anda à solta. Isto dá arrepios. Quase tantos como quando se está encostado à parede da capela com medo que te caia uma pedra em cima. Este registo é quase tão demoníaco como escorregar no azeite que abunda no sobrado da sacristia. Mas tu és finório. Não te esqueças que vos oferecem mais um almoço à custa do orçamento, aparece lá que tens lá o teu grupo de anjos no centro das atenções. Se me arranjares um convite, agradeço-te porque ouvi dizer que o borrego da apitil é do melhor que há. Não te esqueças de contar sobre o discurso que vai haver sobre este tema como sobremesa. Vão estar lá muitos mesários antigos que fizeram grandes obras na capela da Srª dos Meninos.
O que seria deste pais se a maior parte das cabecinhas que por aqui andam não existissem??!!
Meus senhores não tenham medo e não se afligam,ponham os olhos na Igreja do Desterro,eu não estava presente mas por aquilo que me contaram,parecia um comicio do psd até bateram palmas.fizeram uma missa do S. Pedro,dia 29,com amãdio e seus pares a dicursar,só faltava a champagne(que houve mais tarde)para regozigo deles espero queo mesmo não se passe com a nossa padroeiura Sra. dos Meninos,mas afinal o que é que estão voçês a fazer ai....A comissão nºao tem poder e Sr. juíz quem é?Se eu fosse da comissão de festas pedia a demissão ou então pedia explicações aos responsáveis por este acto,sem o cosentimento destes isso não se podia fazer,o sr. padre que me desculpe mas isso não se faz usacapião que é isso ó meu?Agora que façam a festa mas não apanham as canas que agora já não há foguetes.
A Igrja doDesterro est+a lindissima,e quando virem os quadros originais,ewntão é que vai sr é um dos monumentos mais ricos e mais belos que eu já vi e em grande e bom estado de conservação.Grande obra dar os parabens a quem os merecer,e mais acoselho a toda a gente a fazer uma visita,é inistimável o valor e o rigor a coservavação,do altar mor o tecto com pinturas lindissimaspara não flar do asseio e o brio com que as pessoas responsáveis pela sua manutenção,estão de parabens mais uma vez,a Sra Aurora e o seu marido Sr. António.Só um aparte esta Igreja devia estar mais tempo aberta ao publico (turistas é uma pena)
E vocês a darlhe com outra coisas mais importantes para resolver ,a porcaria que cai na ponte nova dos esgotos a céu aberto,cheira mal ,faz mal e nimguem diz nada ,fazem um almoço na lameira com cheiro a "merda" desculpem o termo mas é mesmo assim ,aprovitem se forem ao almoço e vão áté ao fundo e vejam o que é aquela imumdice,porcaria mesmo mijoca e eles peocupados com o santo.Claro agora é só piscinas com mijadels e escarros de ciganos nherrccc,nojo.Tenham vergonha esses srs do ambiente de Lamego vendem se por um copo de vinho rio coura ?Já temos um e já e demais.Façaam alguma coisa decente,pelos vossos filhos,e netose por mim tambem.Todos sabemos de onde vem a mijoca e nimguem faz nda,parece que estou em Luanda o estúpido do josé eduardo dos santos mandou alcatroar Luanda toda um espectáculo,lindo um balurdio e o saneamento basico?Esqueceu se?Dejá vu AV. Egas Moniz
O sr. presidente tem todo o meu apoio mas tem que sevirar agora para o meio ambiente,já fez um grande obra em lamego,mas que o que me diz mim uma cidade co todas as infreaestruturas,se eu quando quero ter um tempo de lazer com a familia ou os amigos tenho que ir para Viseu ou Vila real?Para não falar de praia que eu não gosto mas isso são gostos e isso não se discute.Em Ponte de Lima foi aprovado um orçamento extra pela camarade mais de 10 milhões de euros para a limpeza do seu rio ,citadino em todo o lado se vê isso só aqui é que não.Estão cegos?
Parece-me que as coisas acabaram por serenar, ainda bem.
O problema do Bairro da ponte é a falta de união, ou melhor... a actual separação existente no bairro, quer seja política, afectiva ou até mesmo por indolência actualmente patente no Bairro.
Há que esclarecer os quer precisam de ser esclarecidos e
de aclarar os que nos devem informar.
Quero sinceramente acreditar que os envolvidos, estão de boa fé e nas melhores das intenções.
O al gore deve ter bebido muita água do rio balsemão! Querias o rio limpo! Achas que convencer uns padeiros para cortar uns fieitos e aparar uns amieiros é um grande feito. Deviam começar era por limpar a maior parte dos porcos que abundam por aí a cima e limpar o sêbo a quem foi eleito para falar e defender os interesses da população e mantem-se calado como um rato de esgoto. Parece que os almoços grátis, se é que os há, sevem para encher o bandulho aos ougados e tapar-lhes a boca para que não se queixem. É este o bairro de que tanto se orgulhavam? Ainda me lembro do tempo em que tinhamos medo desse índios do bairro chinês e agora são uns palhaços que levam com a merda toda em cima, enquanto nós cá em cima mantemos a nossa freguesia integrada no melhor de Lamego. tenho amigos desse bairro que dizem que téem vergonha do que se passa. mas tendes o que mereceis.
Mas isso é crime poluir o rio ou o mar o quer que seja mas infelizmente vivemos num pais de bandidos,gatunos é o que eles são,todos,corruptos,estamos bem entregues ai nossa senhora.Quanto o seu a seu dono os quadros da igreja do desterro que nimguem sabe?Mas quem foi o iluminado que se lembrou de gastar uma fortuna em fotografias ,em troca dos originais acho que os quadros devem regressar ao seu lugar natural de onde nunca deveriam ter saido.Levar levaram nos,mas agora trazelos é que é mais dificil.Agora mais vinte anosenquanto o papel de parede durar
Pelos visto o comício do Manecas não vai corre r lá muito bem e nem o S. Pedro o quer ajudar.
Os inscritos deixam muito a desejar e tudo indica que vai chover no sábado.
Tenham cuidado com os “resfriados” e possíveis cefaleias
e” constipações”, já que número de infectados com a gripe A tem vindo a aumentar consideravelmente.
E tu Cardos Avelino, o melhor é perguntares a quem pertence a Igreja do desterro, porque se for dos mesmos que possuem a capela da Sra. Dos Meninos, não tens nada a ver com isso, ou também queres mandar na casa dos outros?
Deves estar no post errado ó anónimo,anterior,só falam em almoços politica discursos,mas lembrate que o Sr. dos Aflitos mais uma excelente comissão de festas ,conseguiram fazer uma festa de arromba sem o patrocinio destes bandidos e esta comissão actual dizem que não têm dinheiro'Então andaram a pedir para quem?Estão á espera de mama secou minhas,caras amigas,ainda hoje me perguntavam:Então há festa? mas ainda não há arcos subenteda se iluminação?Enterguem o azeite e o que sobrou e façam o registo na fábrica da Igreja que lhes fica muito bem o bispo sua reverendissima iminência alteza agradecia,D.Jacinto.Que chatice esta aqui não pertence ou melhor não está inserida nos projectos para vir a massa do igespar,para esses devotos pela igreja e a sua fé em Deus,gerir o money a seumais belprazer.
Os quadros do Desterro estão à guarda do Museu de lamego à cerca de 20 anos, pelo facxto da Igreja não dispõr das condições adequadas para o efeito.
Mas vai, ou naõ vai haver festa?
Nem um conjuntito para animar a malta?
A capela é de DEUS. A vontade de Deus prevalece sobre a lei do homem!!!
DEUS irá decerto anular o registo,tenham calma!
Ele agora anda ocupado a tratar da gripe A.
Estão a guarda do museu porquê?Mas agora já tem condicõese senpre teve caro amigo eu quero a velos lá no kugar que lhes pertence.
Óuvi dizer que há uns anos atrás(ha mais de40 anos) uns senhores tambem levaram os Serafins da Igreja da N.SRA. dos Meninos pela quelha acima e os venderam e nunca mais nimguem se importou bcom isso.Dizem que estão para os lados de Ferreirim mas isso só os defuntos podiam responder a isso.Mas como o Cairo foi espoliado das suas reliquias e que agora estão a retornar ao seu sitio original graças a um grande esforço de um senhor chamado Al zwhgaid Rgaibz.E´um direito que nos assiste a nós e aos monumentos nacionais roubados quer por estrangeiros quer por máfias internas.
anónimo das 0:06
não fales do que não sabes, a igreja não tem condições para os receber. É claro que no museu também só deveriam estar o tempo estritamente necessário (já vai à 20 anos) até que as obras se realizassem, tal não aconteceu...
Para o estritamente,há vinte anos eu posso não saber daquilo que falo mas tambem não rasgo contratos,quanto á igreja não ter codições para os receber isso é treta
Se eu pudesse ter uma igreja no meu quintal tambem a tinha
Hoje perdeu se uma grande opurtunidade de pôr tudo em pratos limpos estavam todos presentes os venenos o eixo do mal e depois estes com cara de anjos deitam as culpas para aqueles que nem sequer sabem escrever,até nem têm net está avariada,macavpos,sejam homens e não ratos...
Enviar um comentário