
As condições climatéricas dos últimos dias foi prevista com alguns dias de antecedência, a própria Protecção Civil foi distribuindo alertas, mas depois, parece que nada funcionou.
Lamego paralisou e com todos os acessos bloqueados.
Foi uma grave falha, ou ausência de coordenação e meios?
42 comentários:
Na minha opinião, falhar, neste pais e em todos os sectores da actividade pública, já é uma coisa meramente banal.O contrario é que seria de espantar.
Neste caso poderemos dizer que tudo falhou menos os metereologistas.´
O secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, recusou hoje falta de coordenação das autoridades na resposta ao mau tempo, considerando que a questão está a ser "mediaticamente empolada", embora admita alguma "falha".
"Rejeito liminarmente as críticas à ausência de coordenação e falta de articulação entre os agentes" de socorro, disse à Agência Lusa o secretário de Estado, adiantando que a operação do dispositivo da Protecção Civil foi "bem sucedida".
No entanto, admitiu ter existido "uma ou outra falha", tendo em conta que há vários patamares de resposta na Protecção Civil, designadamente municipal, distrital e nacional.
A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil (ASPROCIVIL) criticou a Autoridade Nacional de Protecção Civil de falta de coordenação para fazer face ao mau tempo e responsabilizou-a de não ter preparado arempadamente os meios e acções para que a situação de estradas bloqueadas não viesse a ocorrer.
O PSD pediu hoje a audição do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Arnaldo Cruz, no Parlamento com urgência para prestar explicações sobre "o que falhou" na resposta ao mau tempo.
O secretário de Estado manifestou "toda a disponibilidade" em se deslocar ao Parlamento para prestar toda a informação. Arnaldo Cruz também já se mostrou disponível.
"É uma grande injustiça para o dispositivo as críticas", disse, adiantando que actualmente existe um sistema de organização que passa por "briefings" diários com todos os agentes da protecção e socorro e nos últimos dias o dispositivo funcionou em rede.
Segundo José Miguel Medeiros, verificou-se "uma situação anormal em termos meteorológicos" que obrigou à mobilização de recursos excepcionais.
"Os recursos disponíveis são escassos e limitados, estamos a falar de um fenómeno para o qual Portugal não tem uma rotina como tem para com os fogos florestais. Nevou em sítios onde não é habitual nevar. Os profissionais da Protecção Civil estiveram à altura das circunstâncias", disse.
De acordo com o governante, estiveram cortadas em simultâneo 114 estradas em todo o país e os bombeiros fizeram mais de 1.000 intervenções.
O secretário de Estado adiantou que Guarda e Castelo Branco já têm planos de emergência para a neve e Bragança também acciona os meios necessários quando é necessário.
"Sinto que o dispositivo merece a confiança dos portugueses. Não vale a pena fazer alarmismos, porque mais uma vez demonstrou que tem capacidade de resposta e de socorro", referiu.
Grave é o facto de após todos os avisos, a CML nem tenha nem sequer 1Kg de "sal", para os "imprevistos", que curiosamente estes anos já se repetiram mais do que uma vez.
O gelo é frequente na nossa zona, não seria conveniente a CML dispõr de dispositivo para a sua distribuição pelos locais que o acumulam? talvez seja mais importante comprar viaturas e distribui-las pelos assessores e admnistradores das empresas municipais.
O que se passou em Lamego, e em muitas outras zonas o pais, não foi apenas resultado de condições meteorológicas excepcionais, mas sim a quase total ausencia de meios para situações de emergencia.
O responsável da Protecção Civil Nacional veio dizer que o que provocou as falhas do seu dispositivo foi simplesmente a neve. Será que ele dispõe do dispositivo para as condições normais?
Quando este pais deixar de ser uma feira de vaidades onde os nossos politicos se pavoneiam como pavões em época de acasalamento, talvez alguma coisa mude. Até lá é cada um por si.
Fiquem bem
Olá amigos, o problema da protecção civil ao nivel autarquico e nacional,na minha opinião não se prende a vontades, prende-se a politicas erradas, passadas presentes e pelos vistos futuras.É notoria a falta de meios de cordenação etc e tal,e assim vai continuar meus amigos.Porque para se começar a fazer algo mais, vai dar trabalho á malta lá da assembleia,e esses não precisam de ser rebocados Amigos, têm nas suas garagens aqueles 4 por 4 que chegam a todo o lado. E ainda por cima, em Lisboa neva pouco ou quase nada, por isso meus amigos assentem o estomago, porque como já sabeis vai tudo ficar na mesma.
E quem de direito a ser responsabilizado por estas situações, vai levar Voto de confiança, que este ano não convem que se chateiem as "COMADRES" é ano de votos.Por isso vamos tentar não escorregar e esperar, que alguma competencia começe a apareçer a este nivel.
Até já caros Amigos
A protecção é como a ACRE.
Eles são muitos, mas para
trabalhar...
O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, advertiu as portuguesas para o «monte de sarilhos» em que se podem meter se optarem por casar com muçulmanos.
Concordo que a religião muçulmana infringe direitos das mulheres e até direitos humanos das piores maneiras, mas isso não quer dizer que todos os muçulmanos são bárbaros que só sabem atirar pedras.
E vocês que pensam de tudo,isto?
que afinal o Cardeal Patriarca é tão bárbaro como os bárbaros....
A petrolíferas mal viram uma pequena oportunidade para nos "comer" aproveitaram logo.
Para descer a revisão dos preços é semanal, para subir isso já não interessa... está tudo dito... cá estão os pategos para pagar.
E... o governo ri e canta com tudo isto quanto mais sobem mais cobram de imposto... é Portugal no seu melhor.
Ainda dizem que a liberalização dos mercados é o santo graal... como se vê, desde que assim é os combustiveis só sobem... baixar só se forem as nossas poupanças, que a bom da verdade não existem.
Amigo Luis Fonseca concordo consigo, e na minha opinião todos os credos têm mais defeitos do que qualidades, pois como eu digo está aí, o cínismo da "nossa" Igreja. não acredito que esta triste passagem do cardeal, vá trazer dissabores, as pessoas do nosso pais andam mais atentas a outras coisas como o futebol, foras de jogo sem ser, etc.
Mas foi triste e inoportuno, mas como diz o outro, quem as diz bem aliviado fica.
Fique bem amigo Fonseca.
Como poderei eu falar dos meus problemas pessoais se os tenho, com quem nem sabe dizer, "estou longe", é notorio o seu interesse por aflições alheias mas não me parece que neste espaço alguem as partilhe consigo?
Mesmo porque o seu nik não inspira confiança, é um misto de rambo,e ausente, caro amigo.
Mas conta a intenção.
Mais uma vez há alguém que põe o dedo na ferida, numa questão bastante pertinente, e logo, todos aqueles que pensam o mesmo que o Cardeal Patriarca de Lisboa, mas que não têm coragem nem frontalidade para o proferir, vêm escandalizados apontar o dedo a alguém que teve a coragem e a frontalidade de chamar os bois pelos nomes. Eu penso que ser frontal, é ser capaz de dizer o que se pensa sem medos do politicamente correcto, ou incorrecto. O problema que se põe é que se tende a confundir isso com o disparatar ideias, pensamentos, convicções, que, por mais que nos possam parecer absolutamente certas, serão sempre, para alguns, discutíveis as formas de as expressar.
Por isso, digo eu, que prefiro um indivíduo frontal, no sentido de dizer aquilo que pensa sem pretensões secundárias, a um indivíduo cauteloso, hesitante e astucioso porque, em última instância, este é cínico e pretensioso. É claro que quem diz o que pensa, sem paninhos quentes, fica refém dos cobardolas, lambe-botas e engraxadores deste mundo, mas...ser frontal não é defender verdades absolutas, porque essas não existem. Ser frontal é ser capaz de dizer o que se pensa, mesmo causando algum melindre aos que pensam o contrário.
Caro Olho Indiscreto
A questão não é ser frontal no que se diz mas o que se diz. Vindo da igreja católica, que muito tem que se lhe diga, e falar o que se falou em relação a Portugal é um disparate.
Até há muito pouco tempo casar pela igreja católica era, também, um autentico sarilho para as mulheres que o faziam - basta recordar a questão do divórcio - quase impossivel de suceder.
D. Policarpo é desse tempo.
Por isso se calhar não estamos a falar de frontalidade....
E em Portugal? As mulheres católicas terão (verdadeiramente) todos os direitos? E quantos homens portuguese, em vez de dizerem "eu te repudio" vão buscar a arma e matam? Quanto ao sr. Patriarca: a religião Católica, defensora da LIBERDADE não deve impor nada. Tivemos um PAPA que lutou até aos últimos dias pelo diálogo inter e intra religioso. Por favor: não estrague tudo. O respeito é muito bonito.
Seria talvez correcto tentar deitar um pouco de água na fervura. Cada vez que alguém toca com um dedo no igualitarismo absoluto e no politicamente correcto, vem logo uma gritaria.
O que o Cardeal Patriarca disse não é nada de extraordinário.
Não ofendeu os muçulmanos, apenas frisou as diferenças culturais existentes entre povos que professam religiões diferentes, sobretudo quando se trata de um casamento.
Nada tenho contra os muçulmanos só pelo facto de o serem.
Certamente que muitos deles são pessoas tolerantes, evoluídas. Agora o que é verdade é que a mulher tem um tratamento diferente num pais islâmico, e para muito pior. Não nos podemos esquecer que a religião islâmica provem de uma região onde, por exemplo, a poligamia sempre foi praticada.
Os homens cristãos também batem nas mulheres...e os homens ateus e agnósticos, são todos modelos de perfeição?
Boa noite.
No tempo do cardeal Cerejeira vocês não falavam assim.E maei este patriarca de Lisboa é do sporting e fumador compulsivo,por isso deve ser boa pessoa só não entendo o que tem a ver o cú com as calças,proteção civil religião católica,santa casa de miserrcórdia ateus arabes muculmnos persas(iranianos)ou é mais uma dica para a autora do blog se for o caso que tal a Inquisição?Policia Judiciária,fazem o que querem e ainda lhrs cresce tempo.Um abraço
«Pensei duas vezes antes de escrever sobre o cardeal Policarpo; pensei muito seriamente, consciente de que me vou meter num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde acabarão. Mas aqui estou, ao altar da asneira.
Gosto muito do Dom Policarpo, que fuma e faz Bem e diz o que lhe vai na santa cabeça. Disse o que qualquer pai diria. Pedir que se sente duas vezes não é proibir.
Acho mesmo que não foi consensual no que toca às religiões monoteístas. Nenhum imã ou rabino o contradiria nisso de pensar duas vezes. Ou seja: "Vê lá se o amas o suficiente para conseguires aturar as pancadas religiosas da família dele."
O que me intrigou foi o Dom Policarpo ter-se dirigido só às raparigas. Então e nós, os moços? Quer ele dizer que, devido ao(digamos assim) carácter pró-masculino do Islão, que as noivas muçulmanas são outra história?
Serão dóceis e submissas como as nossas se recusam a ser?
Será que, apesar de estas Fátimas não nos esperarem à porta de casa com um Dry Martini na mão(como se calhar também não espera a Campos Ferreira), as outras inconfessáveis qualidades das moças muçulmanas(não nos porem os cornos; não explorem o pernil em público; poder divorciá-las num minuto) fazem com que valha a pena aprender a amar o chá açucarado de menta acima do gin?
Parece que sim. A misoginia, por muito bem ou mal disfarçada, não é bem um exclusivo do Islão.»
Sinceramente não vejo onde está o problema para todo este frenesi.
Dom Policarpo apenas disse o que milhões de pessoas pensam e que gostariam de dizer, só que lhes falta bravura para tocar num assunto que tem tanto de discutível como de delicado, porque para os muçulmanos, a religião tal como o casamento reveste-se de um carácter dogmático e isso é algo que para nós, cristãos, já deixou de ser tabu à muito tempo. Não existem sequer analogias entre a forma civilizada de os ocidentais encararem a religião, tal como o casamento, com todos os seus defeitos e grandezas, e a forma intolerante e peremptória com que os muçulmanos encaram tudo, incluindo o modo de vida das sociedades moderadas e livres, incluindo a tua forma de viver e, ao contrário de Dom José Policarpo, os líderes religiosos do islão não apenas dizem o que querem como são os que mais manipulam, incentivando cegamente ao facciosismo religioso e à intolerância.
Sinceramente não vejo onde está o problema para todo este frenesi.
Dom Policarpo apenas disse o que milhões de pessoas pensam e que gostariam de dizer, só que lhes falta bravura para tocar num assunto que tem tanto de discutível como de delicado, porque para os muçulmanos, a religião tal como o casamento reveste-se de um carácter dogmático e isso é algo que para nós, cristãos, já deixou de ser tabu à muito tempo. Não existem sequer analogias entre a forma civilizada de os ocidentais encararem a religião, tal como o casamento, com todos os seus defeitos e grandezas, e a forma intolerante e peremptória com que os muçulmanos encaram tudo, incluindo o modo de vida das sociedades moderadas e livres, incluindo a tua forma de viver e, ao contrário de Dom José Policarpo, os líderes religiosos do islão não apenas dizem o que querem como são os que mais manipulam, incentivando cegamente ao facciosismo religioso e à intolerância.
Nisso o Zézé tem razão,"Dom Policarpo apenas disse o que milhões de pessoas pensam".
E quem diz o que pensa,não merece castigo... assim reza um velho ditado da nossa praça.
hoje a acre perdeu um grande elemento,sócio, cliente e amigo,temos pena assim não dá isto tudo por certas mordomias e correntes filosóficas estúpidas.
Caro anonimo das 22:49
Ja agora conta a historia toda
meu caro anonimo visto ter trabalhado ontem tambem não pude saber quem perdemos, gostava de informações? E mais importante Porqê?
Eu sempre previ, que mais tarde ou mais cedo alguem ( vão ser muitos,podem ter a certeza)se iria chatear.
É impossivel agradar a todos , e ainda mais numa associação na Ponte.
Já diz o velho ditado,só faz falta os que cá estão e ninguem é insubstituível.
mantém-se o suspense... ninguém conta o que queremos saber?
Todos diferentes todos iguais.Devia ser mas não é isso que os "iluminados merendeiros" praticamPara uns é branco e outros tinto jiropia,e porquê?perguntam voçês.Outros valores se levamtam e assoçiações deste cariz sem plano de actividades nada uma rebaldaria nimguem se entende.Fiquei a saber hoje o que se paasou ontem e não gostei nada e sócio ainda por cima.A acre é uma das boas coisas que aconteceram na Ponte ultimamente mas depois dos anteriores que nada fizeram estes vão pelo mesmo caminho,são os lobbies e os "jobs for the olders".O que nasce torto tarde ou nunca se indireita.Paciêecia esperamos por melhores dias.
Raios... alguem conta o que se passa. Para comentários enigmáticos bastam os do nosso Presidente da República.....
Fizeram da ACRE um clube de viciados no jogo e de merendeiros.
Tenham vergonha.
E prontos... estamos nisto. Quie bando de sumiticos, ninguém quer perder um tempinho a informar os bloguistas do que se passa....
A acre é um negócio ,digamos que quase como o futebol ou pior ainda.Há os dirigentes os árbitros, os jogadores, os tarefeiros e os olheiros.E perante isto tudo ainda há aqueles qque se atiram para o chão simulam penaltis outros castigados dois jogos porquê?A elite da acre podia optar por fazer uns cartões com chip,e só entavam lá quem tivesse as quotas em dia,um torniquete não deve ser muito caro e poupava se no porteiroVermelhos diretos só na Lucindinha mas só depois de pagar a contae esta conversa toda para quê?Porque se estão a desviar da etica e da moral e uma associação não se rege por falta de valores,padrões d ecidadania,que nos obrigam a ser coerentes,e a mensagem que nos dá a ACRE´que é apenas um local de covivio de lazer para a terceira idade,Têm que abrir os horizontes e dinamizar aqule sitio e pedir mais responsabilidade aos utentes|sócios poder politico,e valorizar aquele espaço,com horário defenido, funcionários,e com a ajuda das novas tecnologias,está tudo a beira de um simples click.pelo que ouço dizer as receitas estão a superar todas as expectativas,só falta a caixa regitadora.Quanto aos bloguistas se quiserem saber o que se passa passem por lá e divirtam se mas com seriedade e não com hipocrisia.
À ACRE falta-lhe quase tudo... definição de objectivos claros, programa de actividades, e principalmente bom senso.
Quando posso, tenho passado por lá e a ideia com que fico é que aquele espaço não é mais do que o preencher de um vazio - A falta das tasquinhas.
Se a ACRE tem apenas isso como objectivo está tudo dito, mas para isso deve munir-se dos instrumentos legais para o efeito - licenças - não vão um dia os seus directores verem-se a braços com coimas do arco da velha.
Sendo um lugar de convivio, como deve ser, deve ser regido por regras aplicadas a todos - nesse ponto a permissão de entradas apenas a sócios deve ser uma regra cumprida com rigidez.
Se a recolha de fundos está a superar as expectativas, óptimo talvez isso permita que a mesma deixe de ser JuntaDeFreguesiaDependente, e lhe permita assim, a muito curto prazo, traçar um plano de actividades diversificadas e abragentes.
Continuo sem saber o que se passou... alguém conta?
O que se passou,é que há tratamentos diferenciados para alguns sócios.
Parece-me que há sócios de 1ª e sócios de 2ª.
Podem crer que se fosse comigo rasgava o cartão á frente de todoa a gente.
Não podem ser mais especificos... não é necessário referir nomes.
Por este andar, deixa-mos de ser portugueses?
O que tem a ACRE a haver com a protecção civil?
raios partam estes enigmáticos da treta que só falam por meias palavras, ou falam ou calem-se para sempre.
Bem dito UFO o que e que isto tem haver com Protecção Civil?
bem caro "197", faço de suas minhas palavras, não vá este blog começar a ser sitio de fofocas,como dizem os Brazileiros.
O instalar de uma camara de vigilância iria ajudar tambem a nossa A.C.R.E. Ao saberem da sua existencia, por certo os comportamentos mudariam, mas refletindo, provalvelmente tambem a sueca.Pois esses videos iam ser vistos vezes sem conta, por quem como eu não sabe, nem sonha, baralhar como o ALCINO PEREIRA, não o cientifico, que desse já conhecemos o "desastre" dos tempos da saudosa, LUCINDINHA.
ó pessoal, não se passou nada que mereça a pena ser discutido; dá-se uma unha, pega-se no dedo, sai-se de braço dado, um abraço do peito, uma carícia onde se gosta, pernas para que te quero, agarrem-me se puderem e está tudo fodido. Quando há falta de dinheiro tá mesmo tudo fodido, mas quando há falta de homens a coisa fica pior. Que se há-de fazer?... A canalha é assim; só naõ sabemos de que lado está a canalhada.
Então aacre é nossa ou não é?Claro mas não se pode ter sõcios da Seara e do Castelo,Alvoraçães?Pergunto eu não dexa de ser nossa,isto se foose por essa razão as capelas da Ponte não admitiam irmãos de outras paróquias. Desculpem discordadar de certas opiniões,mas afinal o que tem isto a ver com a protecção civil?Tudo porque por mais que tentemos desviar nos do tema vai sempre dar ao mesmo. É igual ao nosso blog uma das coisas mais espectaculares e que que honra o nosso bairro e mais uma vez estamos na vanguarda em tudo na Cidade de Lamego,histórico politico,social,religioso,cultural,etc.E agredecer a homenagem que a mentora a mãe ,a progenitora deste site,por esta dádiva ao BAIRRO da PONTE não há palavras para agradecer este feito.Já agora não se esqueçam do "Leilão do Menino" domingo dia 25 a favor da N. Sra. dos Meninos esperamos pela sua contribuição e diponabilidade e ofereçam qualquer coisa é sempre bem vinda,colaborem,sejam Mártires na Ponte e deixem o D. Sebastião de Medelo e fiquemos por aquia divertirmo nos,e 5 uma e 5 duas e três tá arematado mais um bôla de bacalhaue uma garrafinha de vinho.Beijos
Voltando á nossa Protecção Civil, são uns autenticos toscos.
Na sexta feira passada que nevou como se viu estes srs acabaram por ficar retidos numa almoçarada no IND - a Proteção Civil ficou sem rei nem roque.
Hoje bastou uma ameaça de neve para aqueles srs mandarem fechar todas as escolas. Conclusão o tempo não foi o que eles previram e lá ficaram os "putos" sem mais um dia de escola. Não esquecer que no dia anterio0r foi de greve dos professores.
sem duvida que o bom senso não é coisa que abunda por esta terrinha - pode ser que com a tomada de posse do Obama estas mentes se inspirem. Quem sabe....
Fiquem bem
Enviar um comentário