segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

"Um excelente ano de 2009"

2008
Fica marcado pela maior crise financeira de sempre, pela luta dos professores, pelo”Magalhães” , pelo escândalo no BPN , pela nova ACRE ,enfim... um 2008 turbulento,alarmista e inseguro .


E 2009?
O fim da depressão económica?
Barack Obama melhor que George Bush?
O Benfica finalmente campeão?
Sócrates, Francisco Lopes e Manuel Almeida com novo mandato?

Afinal que expectativas para 2009 ?

51 comentários:

percurso de RVCC disse...

Bem afinal é so começar e eu já o fiz ontem,e agora vou continuar a faze-lo.espero em primeiro lugar que o ano vindouro seja de mais paz mais rico e de mais saude para todos os do meu bairro residentes e ausentes.quanto a estas mensagens e tecendo a minha opinião pessoal acho que o governo sendo o proximo ano de eleição vai de certeza ceder perante a força dos professores que como todos sabem é muita e neste caso bem empregue.quanto ao BPN e e outras instituições financeiras é na minha opinião o resultado de um sistema fraudulento de quem de direito tinha conhecimento mas deixou andar vistos os lucros serem monumentais e agora toda a gente sacode a agua do capote menos dois ou três para bodes expiatorios,mas mesmo esses na minha idea vão ser bem remunerados.
Quanto á ACRE tenho a certeza que foi das melhores coisas que aconteceram ao bairro nos ultimos anos é obvio que vai continuar a criar mau estar numa certa franja populacinal do bairro mas espero que com boa vontade entre quem ou não
usufrui dela possa continuar a existir.
Quato ao outro lado do Atantico penso que Obama foi a melhor coisa que aconteceu no ano passado não so para os Americanos mas para o Planeta em geral.
Obenfica campeão é obvio mas sou suspeito...
será o povo e não um individuo a responder a isso vamos ver.
principal expectativa Paz sossego e sueca

Anónimo disse...

Gostaria de considerar acerca dos novos mandatos que se avizinham no panorama político, e vou falar directamente da administração local que é o que mais nos interessa e diz directamente.

O Sr. Engenheiro Francisco Lopes (actual presidente da câmara municipal de Lamego), apenas tem um defeito: é o de ser da Régua; mas de resto tem feito mais pela cidade de Lamego que os anteriores administradores de lixeira em muitos e parados anos.

Quanto ao Sr. Manuel Almeida (presidente da junta de freguesia da Sé), é verdade… é benfiquista, mas ninguém é perfeito. A obra feita fala por ele; o parque de estacionamento da Calçada e do Paulo Freitas, a Lameira e futura praia fluvial, o parque da “santinha”, o apoio prestado á ACRE e comissões de festas do Bairro da Ponte, etc. É um elemento do Bairro e está tudo dito, que se mantenha no cargo por muitos anos.

Finalmente um bom ano e que as minhas profecias se realizem ,é o que desejo.

Anónimo disse...

Estou a tomar balanço para a passagem de Ano.HAPPY NEW YEAR.

Anónimo disse...

Vai haver alguma coisa na Ponte na passagem de ano?
Aguardo informação e já agora bebam pouco, principalmente quem vai conduzir.
Bom ano

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Lamego será a cidade oficial da passagem de ano.
Festa no centro da cidade, na ponte, etc.
Porque será? Há eleições em 2009, mas tem alguma coisa a ver com isto?

Anónimo disse...

Então a mensagem do ACRE = AZEDO, foi retirada??????? Porquê?????????

Facholas!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

E estão sempre os mesmos contra a acre.
Afinal o que quereis?
Quem não gosta que fique em casa na lareira a ver as telenovelas.
Espero que se transforme num excelente ponto de encontro e de convivio do pessoal daa ponte, e não só.

Anónimo disse...

O Mmanel Almeida e o Chico Lopes ganhar um novo mandato, vá lá que não vá!

Mas, agora o benfica ser campeão?!!!!!!!!

percurso de RVCC disse...

AO SENHOR ANTUNES VARELA

Não tendo eu Paulo Freitas outro modo capaz de comunicar com V.exlencia tenho de usar este meio o que não me desagrada de todo.
quanto ao ter-me ganho duas champanhes a sueca vou usar um termo que aprendi no bairro e com para mim saudoso "VELHINHO"ou mestre ZÈ PICARÉ para os mais íntimos,"o vir elas ganhou ao sabias"e eu por certo não estou fora desse lote de jogadores a quem nem sempre acode a sorte.Quanto ao seu comentario ao meu blog só tenho de agradecer pois vi o seu e depois de ler algumas passagens senti-me como quase orgulhoso do seu comentario embora triste porque já não me lembro para quem perdi essas benditas garrafas do dito nectar,adiante tenho uma obecjão a fazer-lhe,quanto a Saramago e a sueca sei que estou certo nos dois e exemplifíco são ambos optimas maneiras de ocuparmos o espirito se é que o há?
Quanto á qualidade do meu jogo para si caro AMIGO nem que seja á manca tou obviamente preparado para pagar mais duas do que lhe soube tão bem e espero que mal não lhe tenha feito.Irei decerto visitar mais vezes o seu blog ainda com pena de não poder comentar o que acho que sabe me daria grande prazer.Com prazer me despeço e espero sua visita no meu aonde decerto é livre de comentar com educação como é obvio tudo aquilo que escrever

Anónimo disse...

Apesar de céptico em relação aos políticos, que historicamente vem tendo uma honrosa prestação, muitas são as pessoas que hoje têm uma opinião negativa a respeito dos mesmos. Eles são vistos, às vezes, como pessoas sem escrúpulos, por vezes enganadoras, cujas promessas raramente se concretizam, também são, ocasionalmente, acusados de zelar pelos seus próprios interesses e não pelos interesses do povo. De facto, casos destes, não têm sido raros. À parte este pormenor, tenho que me render ao magnífico contributo que o Sr. Francisco Lopes (presidente da C.M.Lamego) deu a esta monumental cidade, depois de adormecida ao longo de 20 anos por pessoas sem a mínima competência.
Lamego está a cada dia que passa uma cidade mais interessante e com isso beneficiam todos, lamecenses e não só. Também o Bairro da Ponte melhorou e beneficiou com esta nova dinâmica e já se vê obra por estas bandas. Honra seja feita ao Sr. M. Almeida (presidente da junta de F. da Sé) que muito se tem esforçado para dotar este maravilhoso bairro de melhores infra-estruturas.
Quanto à A.C.R.E, penso que se confundiram os conceitos de associação com associativismo dos copos, das cartas e do pão com chouriço. Um verdadeiro “verbo de encher” que apenas serve uma minúscula fracção dos habitantes deste bairro.
Para 2009 desejo a todos os meus amigos, e não só, um ano de sucesso, paz e muita saúde.

percurso de RVCC disse...

Ao Senhor ZE ZE eu tenho a dizer caso ainda não tenha dado conta esse fabuloso verbo "encher" tem uma quantidade quase infindavel de aplicações em que cabe perfeitamente"ENCHER" um espaço de Amigos e por mais fina que seja essa fracção da-me a pequena impreesão que está. Noto algum incomodo da sua parte quanto a isso tenho pena que assim pense pois tenho a certeza que quem frequenta a A:C:R:E está "CHEIO" de orgulho por haver pessoas como o SR MANUEL ALMEIDA terem ajudado aquele espaço a nascer.Espero que para bem desta pequena fracção do qual eu sem duvida faço parte não seja um nado morto e desde já o convido a om pouco de chouriço que decerto o vai"encher" de orgulho

diconvergenciablog disse...

A crise económica (dizem os entendidos) vai agravar-se, mas não será como a grande depressão...
Caso se agrave também terá efeitos positivos.
A luta dos professores, nada de novo.
O Magalhães, não aquece nem arrefece, até é engraçado!
A "nova acre" parece de algum relevo social.
Sócrates vencerá. O povo amedontrado, sem horizontes, acrítico irá votar nele, é bom comunicador. Na falta de opção... Talvez o BE e PCP subam.
Quanto ao poder local, tanto faz este ou aquele na CML. O interior está condenado, que vão construindo umas estraditas e uns passeios e que aproveitem. O povo não sabe o que é o desenvolvimento, confunde-o com betão.
Não será difícil Obama ser melhor a Bush. Tb o que acontecer na Ásia irá mudar a ordem mundial.
O Benfica não irá ser campeão. Campeão só há um, o FCP e mais nenhum!
Bom Ano Novo.

Anónimo disse...

Sempre se vai comemorar a passagem para 2009 no largo do chafariz?

Gostaria de um reposta rápida, por favor.

E se até lá ,não nos encontrar-mos; um bom ano para todos.

Anónimo disse...

Claro que sim é tradição e aacabar o Ano Velho e começar o Ano Novo 2009 melhor que na Madeira.Feliz Ano Novo para todos.Não se estraguem bebam com moderação.

Anónimo disse...

ESTAS PALAVRAS DE CONTENÇÃO ETÍLICA, VINDAS DE QUEM VEM ,TEM TODO O SIGNIFICADO .

BOM ANO TAMBEM PARA TI, AMIGO CARLOS.

Anónimo disse...

Ó ZéZé....
O chico Lopes apenas trouxe betão, alcatrão e nada mais...
O pior vai ser na hora de pagar as facturas. Depois falamos sobre o chico lopes.
Ou tu não sabes que a nossa Câmara está de tanga????
O ultimo a rir é o que ri melhor...

Anónimo disse...

Cheguei bem a tempo de desejar a todos um bom ano novo.

Anónimo disse...

Pois cá estou eu em terras de Alberto João, mas as novas tecnologias tem destas coisas.

Desejo a todos meus amigos um novo ano recheado de boa ventura e fortuna.

Anónimo disse...

Grande passagem de ano que foi na Ponte.

Só mesmo visto, foi lindo de se vêr.

A água do chafariz infelizmente faz mal a muita gente.

Tenham vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Devias ter vergonha grabelina,maus momomentos ou o que quer que seja todos nós temos.Mas se conheceste a grabelina e a D. Judite não falavas assim e nem se quer pronunciavas o nome dessa senhora.com o mal dops outros posso eu bem não é caro amigo?Um bom Ano

Anónimo disse...

Eu Tambem fui á Madeira mas foi para a lareira,Felz Ano novo.

Anónimo disse...

Para a D. Grabelina só agora me apercebi do post que que me mandaste só que tás enganado eu é só alcool viniclo,amêndoas amargas nunca.Um abraço e feliz ano novo meu caro.

Anónimo disse...

Amigo (percurso de RVCC), o altruísmo com que age em relação ao meu comentário, leva-me a dizer-lhe que uma atitude altruísta pode ser interpretada de várias formas; como caridade se bem intencionada com os interesses do próximo ou como egoísmo quando se misturam prazeres pessoais com a insatisfação de quem pensa que a vida de uma instituição tem significados mais profundos para que nos sinta-mos mais úteis socialmente e nos tornemos pessoas melhores, o que penso não ser o seu caso , uma vez que tem andado afastado deste bairro e que, penso eu, a única coisa que o move em relação à a.c.r.e. é o simples prazer de jogar cartas, coisa que eu respeito mas que não me merece qualquer comentário ou importância.
Um abraço e passe bem

Anónimo disse...

A assembleia reuniu tudo dentro das normas menos o vinho.

percurso de RVCC disse...

Ao amigo ZéZé se me conheçe e a mim parece que sim porcerto sabe que de maneira nenhuma me pode considerar altruista e estou a responder lhe pelo simples facto de ter referenciado que tenho andado afastado e pode voçê ter a certeza que para alguns assuntos do foro diz que diz etc e tal assim vou continuar quanto ao facto de voçê pensar que da A.C.R.E só me interessa a sueca está tambem enganado e o exemplo foi hoje, eu penso nunca ter visto pessoas a quem como eu a sueca diz alguma coisa mas não tudo debaterem o futuro da dita como se da sua prole se tratasse.Ainda que seja so para ouvir e ter pouco ou nada a acrescentar já valeu a pena estar lá.Fica da minha parte um abraço para si Amigo ZeZE

Anónimo disse...

RVCC tem razão ao afirmar que o facto e acre juntar as pessoas nem que seja só para ouvir,é muito importante.
´Zézé vamos deixar assuntos pessoais ou de divertimento , e vamos todos apoiar a acre.
E se não gostares de jogar á sueca, deixa que os outros se divirtam, e já agora propoe novas actividades.
Mas o importante é aparecer e estar presente, nem que seja para criticar.

percurso de RVCC disse...

Digo ao Senhor Manuel como está implícito em todos os meus posts eu sou Paulo Freitas por isso agradeço veemente que daqui para a frente não se sinta constrangido de me tratar pelo meu nome,e estou completamente de acordo consigo.

Anónimo disse...

Assim será sr.Paulo Freitas.
Um abraço.
Manuel

percurso de RVCC disse...

Discurso Partilhado é este o titulo do meu post, visto não estar a escrever só, estou na dignissima companhia do meu MORGADO e por certo não fosse ele filho de quem é vai no melhor dele tentar comentar o que quer que seja.Estive sentado a jantar e como ainda não tenho TV cabo na cozinha vi o noticiario da sic"por obrigação" fica desde já esclarecido.fui confrontado enquanto jantava com o mais natural dos comentarios,ó PAI porquê esta guerra? Ao qual respondi:
-É a despedida do Bush da presidencia, ficou estarrecido com a minha resposta e eu disse-lhe então da-me lá a tua opinião?
prontificou-se automaticamente outra coisa eu não esperava, vamos todos ouvir o que um miudo de 12 anos pensa sobre a guerra?
-Desde já me disse que mal sabe o que pensa sobre ela mas tem uma solução que pensa ser viavel,diz ele que a unificação dos dois povos era a solução, são ainda mentes puras a quem se devia ouvir, vou agora explicar-lhe o quanto era dificil essa utopia.depois de pensar e ouvir o BIE deu conta que os credos podem ao mesmo tempo fazer acreditar em milagres como devastar o que de mais importante há na nossa existencia, que é como todos sabem a propria vida.Espera agora o Bie que esta guerra seja curta e que visto jogar muito counter strike é melhor que os Palestinianos se rendam visto até no jogo os Isrealitas serem do mais forte que há.Está feito o prognostico de parte da minha prole quanto ao medio oriente.Esperam-se respostas serias e educativas a este Post visto serem dirigidas a um miudo de 12 anos.

Anónimo disse...

Li atentamente este seu post, e acho-o bastante pertinente.

Mas como se explica a guerra?

Terá ela (a guerra) alguma explicação racional independentemente da idade do explicando?

Boa noite.

percurso de RVCC disse...

Saiba o amigo que os assuntos que nos parecem não ter explicação são sempre os mais sucitados por quem ainda não está maduro que chegue.Porque para quem já tiver alguma experiencia de vida caro amigo, basta pensar ainda que só um minuto para saber que o amigo não podia estar mais enganado, quanto a Guerra é dos infelizes acontecimentos mundias a que se pode de certeza dar uma explicação. E tenho a certeza,não querendo ser pertinente que o amigo sabe isso.Eu quando postei ontem pensei obter da sua e outras partes,opiniões embora pudessem ser diferentes fossem ao mesmo tempo educativas e mais importante Válidas.Mas caro amigo a sua não deixa de ser valida.

Anónimo disse...

O hamas não assam de terroristas.
Queria-vos vêr na pele dos Israelitas.
O terrorismo tem de ser conbatido e banido.

Anónimo disse...

O hamas não passam de terroristas.
Queria-vos vêr na pele dos Israelitas.
O terrorismo tem de ser conbatido e banido.

Anónimo disse...

E eu pergunto o que quer dizer "territórios ocupados"?hamas fathas yezbolah,etc fica aqui dado o mote para dicussão se alguem invadi se a vossa casa o que que voces fariam?Terroristas sim concerteza que são,mas contra aquele poderio bélico ou melhor dizendo financeiro,de todos so judeus espalhados pelo Mundo especialmente na América.

Anónimo disse...

Se a América não apoia-se Israel, o conflito não chegava a tanto!...

percurso de RVCC disse...

Caros Amigos temos nós no bairro um agora um mote para conversa.
Penso ser das primeiras vezes na vida que digo abertamente isto:
O CARLOS DIOGO TEM TODA A RAZÃO, viesse a rua da Pereira invadir a ponte, fosse o poderio bélico deles 7500 vezes superior ao nosso caros amigos até o pacato Paulo Freitas virava terrorista.Deve ser terrivel não podermos mandar no que é nosso e sempre foi.

Anónimo disse...

Então na passagen do ano na Avenida, 250 pessoas fizeram desaparecer 1000 garrafas de champanhe????
Como foi que isso aconteceu????

Anónimo disse...

E se perante esse cenário , fosse o Paulo e o Carlos e outros da ponte a agrederim consecutivamente os da rua da pereira para que com isso ganharem protagonismo,apoio e dinheiro de outros grupos terroristas?
É muito fácil e demagogo acusar o mais forte.
Pensem nisso.

Anónimo disse...

Não estou preso a ideologias políticas, religiosas, culturais ou étnicas. Por isso nada me impede de pensar, de formar as minhas opiniões e de lutar por aquilo em que acredito, e devo dizer que já não acredito muito... Mas em relação ao que se opina em relação à guerra entre Israel e o Hamas, só tenho a dizer que me parece que a hipocrisia das pessoas continua a prevalecer em detrimento da razão implícita; se um míssil de Israel cai num alvo militar, referenciado como sendo do inimigo, e os danos colaterais fazem vitimas inocentes, todos apontam o dedo com indignação mas quando um terrorista entra num autocarro cheio de gente e se faz explodir levando consigo dezenas de pessoas inofensivas, aí ninguém se pronuncia, nem mesmo os pseudo pacifistas deste país, esses que ainda vivem com uma flor na orelha e um charro nos lábios, que tirando o serem sempre do contra, para eles é só “peace and love “

Anónimo disse...

Zé.Zé isso de atentados e homens-bomba ou é muito ódio ou é fanatismmo puro que não tem nenhuma razão de ser mas desde os primórdios que houve disto ,Caim vs Abel,Rómulo e Remono tempo dos romanos, dos chineses, dos russos,até os pretos desculpem o termo "negros" matam se uns aos outros guerras étnicase porquê?O ser humano é um ser insaciavel,destruindo tudo á sua mas incapaz de viver sozinho.

Anónimo disse...

O zézé tem toda a razão.

É um direito que assiste a quem faz mal ao seu povo e aos seus filhos.

O direito á defesa é fundamental,principalmente na zona de que falamos.

É o terrorismo contra a civilização , islamismo contra cristianismo e fanatismo contra a democracia.

Têm dúvidas de que lado está a razão?

Anónimo disse...

Então pensais que os judeus só querem ocupar a faixa de gaza? Para já, basta, para alargar os colonatos. No caso de não saberem, essá pequena faixa é o a "porção" de terra mais povoada do mundo. E por cada bilhete de cinema pago por vós, uma percentagem vai para aquele armamento contra as perigosíssimas pedras dos terríveis palestenianos, terroristas, bombistas. Ainda não ouvi ninguém foi chamar-lhes de assassinos!!!! porque será? Lembram-se do "carniceiro"? Informo-os que foi o anterior 1º ministro Ariel Sharon. Lembrem-se que os Judeus são uma praga espalhada por todo o mundo e é só uma qustão de tempo (décadas?) para tomarem de assalto o que muito bem lhes interessar. Aliás já o começaram a fazer desde o "genocídio" em que não sobrou nem um pobre judeu para contar a história com a excepção destes milhões que arrancaram os dentes de ouro aos próprios familiares, amigos etc, etc.
Maddof? Não vos diz nada? Esse grande homem da maior fraude financeira da história, onde mais de 80% dos investidores eram os judeus da America, França, Inglaterra. Green Span esteve 40 anos à frente da FED (equivalente ao BCE)e vejam no que deu o génio intocável desse Judeu que soube gerir os biliões que entravam de todo o mundo, até que o mundo começou a perceber a farude Americana que se dava ao luxo de contribuir para a segurança mundial sem gastar um dólar que fosse. Israel foi sempre o sorvedouro de grande parte das contribuições mundiais. (patos) Sabem que 70% de hollywood onde se incluiem, realizadores, produtores (principalmente), actores e promotores são judeus? E sabem que cada judeu participa(quase por obrigação)para os cofres de Israel (desenvolvimento e aperfeiçoamento militar, na sua maior parte)com contributos percentuais estipulados por uma espécie de lei comunitária interna?
Os Judeus não t~em apenas uma das mais aperfeiçoadas máquinas de guerra, aperfeiçoaram também um método de angariação de fundos a coberto da sua permanente condição de vítima nazi.
Vejam lá se adivinham quem têm belíssimas praias para gozar riquíssimas férias permanentes e quem quase nem tem água potável para beber? Ali mesmo ao lado, mais para o interior do desert e das pedars, essas armas terríveis dos perigosíssimos Palestinianos. Porque será que até a comunicaçaõ social chama MÍSSEIS aos roquets que mais são parecido com morteiros que até atigem 40 KM!!!!!!!!!.... A faixa de Gaza será um prémio "merecido" para os colonos Judeus; depois de conquistada, os da palestina podem viver em paz no seu deserto onde nem catos existem, mas deus lá aparecerá para fazer brotar àgua das pedras.

Anónimo disse...

Esta descrição feita dos Judeus só mostra o quanto são válidos e unidos os judeus.
Fossemos nós como os judeus; uma verdadeira comunidade em prol do bem comum.
E se a comparação de forças é assim tão grande se fosse com outro povo qualquer já teriam exterminado todos os palestinianos.

percurso de RVCC disse...

Amigo Fernando e no fundo pensando que és o fernando que penso que és, esta aula devia ser remunerada, porque quem escreve assim não merece menos!Eu fiz o primeiro post, nunca a pensar nesta aderencia, mas ainda bem que o fiz,nota-se agora com mais ou menos afinco, o que no fundo algumas pessoas pensam, e é triste,pelo menos para mim, alguem pensar que os Isrealitas se estão a defender.De que se defendem pergunto eu?
Nao vêm as noticias,sois vos assim tão cegos?
É um quase genocidio,comparavel com outros que infelizmente assolam o mundo.
Já vi que a minha opinião é partilhada por quem tem os pés assentes na terra, e que essa terra ainda é sua, no fundo pensa como eu, que os extremos são sempre maus, mas nestes casos necessarios! São a unica maneira de se fazerem notar,se assim não fosse há já muito que não existia PALESTINA.

Anónimo disse...

``O terrorismo é a guerra dos pobres; a guerra é o terrorismo dos ricos´´
``O conflito palestino-israelita terminou desde o momento em que Israel aceitou o estabelecimento de um Estado palestiniano. O que existe agora é um conflito entre o terrorismo e o antiterrorismo´´

Murilovsky disse...

"Não é raro que os meios de comunicação social apresentem os palestinos como os iniciadores do conflito que os opõe a Israel, isto é, os agressores. Ora, isso é pôr a realidade do avesso. Na melhor das hipóteses, os meios de comunicação social apresentam as duas partes como se estivessem num pé de igualdade do ponto de vista jurídico e moral. Ora, isso é falso. Dêem as voltas que quiserem, mas o fato insofismável é que Israel é o ocupante e os palestinos são os ocupados. Israel é o opressor e os palestinos são os oprimidos. Os palestinos lutam para se libertar da ocupação e da opressão. Israel luta para perpetuar a ocupação e a opressão. Os palestinos, autóctones da Palestina, não invadiram a terra de ninguém, não colonizaram ninguém. Foram, sim, as vítimas de um processo de colonização clássico, do qual, em última análise, as potências européias vencedoras da Primeira Guerra Mundial – a Grã-Bretanha em primeiro lugar – assim como os EEUU são em grande parte os responsáveis. Como costuma repetir o Patriarca Latino de Jerusalém, Monsenhor Michel Sabbah, a ocupação israelita é, no caso presente, a violência fundamental. É ela que engendra as outras violências de que tanto se tem falado nestes últimos tempos. Ao reconhecerem o Estado de Israel, quando dos acordos de Oslo, os palestinos renunciaram aos cerca de 78% da sua pátria de que o dito Estado os despojou em 1948-1949. A única coisa que reclamam é a devolução dos cerca de 22% da Palestina que Israel conquistou em 1967 para neles criarem o seu estado, ao lado do Estado de Israel. Assiste-os em toda a linha a legalidade internacional, cuja aplicação não fazem senão exigir. Não deve esquecer-se que a dita legalidade internacional, na realidade, consagrou em boa parte fatos consumados impostos pela força, que sempre beneficiaram os israelitas e lesaram os palestinos. A criação de um estado árabe ao lado de um estado judaico na Palestina foi recomendada pela resolução 181 da assembléia Geral da ONU de 29 de Novembro de 1947. Repare-se que a ONU atribuía ao estado árabe 43% do território, não os 22% que os palestinos hoje reclamam. A justiça mais elementar exige que os refugiados palestinos possam regressar a suas casas, se assim o desejarem, ou sejam indenizados pelo que perderam. Foi isso mesmo o que ordenou a Resolução 194 do Conselho de Segurança da ONU de 1948, Resolução essa que tem sido reafirmada pelas instâncias da mesma organização internacional dezenas de vezes. A retirada de Israel da Cisjordânia/Jerusalém Oriental e da Faixa de Gaza foi ordenada pela resolução 242 do Conselho de Segurança da ONU de 1967.

Teoricamente, essas decisões da ONU deveriam ser executadas pura e simplesmente, sem regateios. As negociações, caso as houvesse, normalmente deveriam ter só por objeto as questões práticas relativas à execução das ditas decisões. Claro que quando há boa vontade, em particular no mundo mediterrâneo, são sempre possíveis acomodamentos e arranjos.

Entre os inumeráveis conflitos que ensangüentaram e ensangüentam o mundo no último século, o que opõe israelitas e palestinos é um dos mais duradouros e, sem dúvida, o que mais eco encontra no mundo, pelo menos no mundo que é herdeiro da tradição bíblica por intermédio do cristianismo, do islamismo e do judaísmo. Os simples cidadãos que somos, com maior razão se não somos nem israelitas nem palestinos, sentimo-nos completamente impotentes perante ele. Há uma coisa que podemos fazer, porventura a única. É oferecer a nossa simpatia e a nossa solidariedade não aos que querem eternizar a injustiça, mas àqueles, israelitas e palestinos, que procuram pôr-lhe fim, pelo menos na medida em que isso ainda é possível."

BOM ANO E PAZ

Fiquem bem

diconvergenciablog disse...

http://www.mapsofwar.com/ind/imperial-history.html

Anónimo disse...

Acabou agora mesmo a votação da resolução 86 das naçôes unidas,e todos votaram a favor do "ceasefire" só cpm a abestenção dos americanos.Why?

percurso de RVCC disse...

FOI UMA BOA DISCUSSÃO

Enviar um comentário