sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Teatro Ribeiro Conceição

Construído em 1727, o edifício acolheu durante quase um século o Hospital da Misericórdia e, em 1886, o quartel do regimento da cidade de Lamego que tinha sofrido um grande incêndio.

"Porém, no ano seguinte, essa fatalidade também assombrou este edifício, ficando reduzido a escombros", recordo , acrescentando que em 1924 foi comprado em hasta pública por José Ribeiro Conceição, que ergueu o teatro que hoje tem o seu nome, mantendo a sua fachada original.

Foi inaugurado a 02 de Fevereiro de 1929 e passou a acolher espectáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, que o enchiam por completo, tornando Lamego numa referência na vida cultural do interior do país.


17 comentários:

Anónimo disse...

Hoje na enauguração do teatro Ribeiro Conceição após 20 anos de abandono visotou-nos o Aníbal "Acabado" Silva.
Pelo vistos lá foram as irmãs à espera de comer à borla outra vez...tiveram azar era por convite, mas ainda vão aparecer na televisão.

Anónimo disse...

Eiii...você não tem nada a ver com a vida dos outros...
Ainda por cima com um grande encontro de futebol no semi-relvado do seminário, onde jogaram casados, mal-casados, solteiros, divorciados e miúdos sem sangue na guelra que levaram uma abada destes mesmos!
Os velhotes de 60 ganharam aos miúdos de 20!!
Só faltou o Mário-Lisboa que foi acender o lume para assar sardinhas...é uma tal merendeira!!
Mas eu não tenho nada com isso, a vida é dele!!
Fazem falta dias destes, de hoje a 8 dias vai haver outro jogo, e depois vamos p'ro tomar banho!

Anónimo disse...

P'ro rio tomar banho...(*Correcção)

Anónimo disse...

Tambèm posso jogar?
Sou bem melhôr que o "veneno", e jogo com os dois pés!!!!

Anónimo disse...

Rui Bondoso

Vinte dos 24 concelhos do distrito de Viseu estão abaixo do meio da tabela num ranking indicador da qualidade de vida, elaborado em 2007 pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI), que analisou os 278 municípios do continente.

No estudo, que pondera variáveis ambientais, dinamismo económico e social, mercado de habitação e de emprego, equipamentos culturais e educativos, o concelho de Viseu é o primeiro classificado do distrito (mas apenas 63.º no ranking nacional) e o de Resende o último (antepenúltimo, no conjunto dos 278).

Do trabalho resulta ainda outra realidade distrital a confirmação do fosso existente entre os municípios do Norte (menos desenvolvidos) e do Sul (em maior progresso). Basta atentar que nos últimos 12 da tabela, estão incluídos nove dos 10 concelhos da região Douro Sul. Só Lamego, posicionado em 9.º, escapa ao cenário dos "mais pobres".

Uma conclusão que se pode ainda extrair é a posição cimeira dos municípios mais industrializados. Estão todos nos 10 primeiros lugares. São estes também que estão mais bem servidos por vias rodoviárias, como é o caso do IP3, da A25 ou, no caso de Lamego, da A24.

A base de dados fundamental para o estudo do Observatório da UBI foi o Anuário Estatístico, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, referente ao ano de 2004 (o último que foi dado à estampa). O coordenador do trabalho, José Pires Manso, professor catedrático, director do doutoramento de Economia da UBI e responsável pelo Observatório da mesma universidade, admite que os resultados "dependem da selecção dos indicadores previamente realizada, pelo que este ranking pode ser facilmente alterado mediante a alteração de um indicador". Com base em 11 398 valores de amostras, o estudo permitiu aos investigadores chegar ao ranking dos 278 municípios portugueses em termos de bem-estar e qualidade de vida, que coloca os concelhos da Grande Lisboa (a capital lidera) nas melhores posições. O Porto aparece em 4.º lugar. Bem classificados surgem também os municípios do Algarve.

Anónimo disse...

Eu a pensar que Lamego ainda ia entrar nos trilhos com este belo teatro... mas afinal pela peixeirada barata que aqui vai isto não vai de certeza a bom porto...
É preciso varrer a escumalha que fazem da cultura um local de debate politiqueiro, já é de má índole juntar politica com cultura, mas juntar rebaldaria com cultura é bem menos elegante.
Ao menos que este teatro consiga educar,alguns(as) Lamecenses que neste blog escrevem, aquilo que não conseguíram aprender nem na escola nem em casa.

Anónimo disse...

Pelo aquilo que eu sei, O Diogo foi o melhor jogador em campo, parado e quieto...mas também ninguem lhe passava a bola...(até dava para ir fumat um cigarrito)
Havia lá uns Ze-marranchos da bola (que diziam:a bola e minhhaah!-não joga niguém), mas à custa disso arranjou uma lesão grave no joelho(no "marisco"), na tibíatarsíca e nos adutores.
Não contem com ele para a próximo...se calhar...mas se houver umas minis vamos
todos correr........

Anónimo disse...

Lamego está a apostar na utilização do burro, integrando este animal no pacote de promoção da cultura local e turística, pois os passeios de asno são umas das formas mais atractivas de conhecer a região. Porém, a maior parte dos animais está na posse de profs primários e engenheiros de canudo mole, que há muito descobriram as potencialidades destes, no que concerne ao turismo local e regional. O Secretário Geral do PS,"CádaZona", insurgiu-se esta semana contra este facto: "A CML, continua apostada em deixar escapar para as mãos das autarquias de outros sabichões todos os alicerces da nossa economia, dos merceeiros aos bufos de profissão, e agora nada faz para manter os burros nas mãos da nossa Stª seita. Exigimos que vá à Assembleia municipal explicar a razão da "outra" oposição estar a cativar os burros que nos carregaram até ao poleiro, e já quase nem utilizam o carrinho como meio de transporte! Se é para fazerem de todos os dias um dia verde está bém, mas eu é que não sou burro e até sou do SLB. Ou há burros para alguns ou não há burros para ninguém. Ao menos deixem ficar as burras que nós, aqui na Ponte, tratamos do resto. A vereadora da cultura não tem olhos na cara, ou precisa de óculos de sola? É burra ó quê?..."

----------------------------------

O que estava para vir e não veio.

Da Weasel escrevem música a defender "COMPLEXO" da Lameira, que devia ser interpretado pela 1ª vez na inauguração do Teatro RIbeiro Conceição pelo vereador e fadista "Cantinho dos Envelopes" acompanhado pela presença silenciosa da enorme sombra colorida dos enormes cachos dourados da "Ministra da Cultura Local".

Vai um, vai dois, vai três:

Querem complexo,
Dizem lameira,
O que vocês querem
É M...madeira!
A Ponte não esgotou.
A minha paciência é que acabou!

Hu, hu,
Yeh,yeh,
Dá, dá,
Bé, bé!

nem Lameira, nem meia lameira,
O que vocês querem
É M...madeira.
Rio Balsemão, spot quente,
Dá complexo p'rá gente!
Dá-lhes com alma João:
"Quero a bitch na margem do balsemão"!
Senão der, Lopes, não dá,
Não dá p'rá people,
O complexo vai p'ró quer...alho,
Ficamos a chupar no nipple!
Nem lameira, nem tr...balho
O que vocês perguntam
É Quer...alho?!

hu, hu,
Yeh, yeh,
Dá, dá,
Bé, bé!

Anónimo disse...

Este blog é simplesmente Genial :)

Anónimo disse...

Em vez de investirem num teatro deviam ter investido no SCL e comprado cá umas febras para a malta e, arranjado um dinheirito para tabaco:(

Anónimo disse...

Grandes longas,curtas, metragens filmes indianos oooh que saudades e ãs vezes filmes pra adultos. VIVA TEATRO RIBEIRO CONÇEIÇÂO.Seaquele cinema falasse ai as galerias. Em exibiççâo ! Vale mais um cobarde vivo que um heroi morto.

Anónimo disse...

Nâo percam em exibiçâo no teatro R C ograndioso filme Dorme comigo e serás PAI, autor pirolito.

Anónimo disse...

Eu venho para aqui falar de best sellers e estes gajos a trararam mal o veneno(nâo é que nâo mereca)pra abrir os olhos.Uma cornúcopia´do realizadorde renome internacionaljoachim del zaiiras.judas a cagar no deserto.segue se alimpar o cú sa areias.seguindo se Uma noite nas tuas coxas

Anónimo disse...

Eu pra qui afazer filmes e não e estes gajos nâo me ligam,nem pontuaçâo nem Òscares nem argumentos,lá tenho que lançar mais um dvd ou .uma peça de teatro(comédia)Já foram ao cinema novo?não desperdiçam aquilo é lindo maravilhosa .Ante estreia secreta dia 3 demaio 2008.É segredo

Anónimo disse...

A história do futebol do benfica estreia no teatro de alvalade nâo percam.titulo CINCO TRÉS

Anónimo disse...

O espaço urbano de Lamego que já nâo tem as qualidades desejáveis-,é cada vez mais colonizado pela circulaçâo e estacionamento de automóveis.Esta é uma evidência que agora sem surpresas,reconhecida num estudo feito para a camara municipal;surpreedente surpreendente é mesmo,nâo tanto a dimensâo de alguns excessos, mas sobretudo,a reaçâo politica e as medidas preconizadas.Relativamente aos excessos sublinhemos o facto de haver ruas com um nivel de estacionamento da ordem dos150% eparques subterrâneos cuja utilizaçâo nâo chega aos 25%.Relativamenteás medidas preconizadas,espantemo nos,meus caros,com a "boutade" autárquica.Façam se mais parques subterrâneos Cada vez há menos pachorra para ouvir,calado,quieto coisas destas;suponho que o mesmo acontece com alguns membros deste Executivo;há pessoas que bom seria remeteram se ao silêncio e inacçâo que sempre haviam assumido na vidaAcidade está entulhada.

Anónimo disse...

parabens do colibri

Enviar um comentário